v. 18, n. 54 (2024)

Cultura Lúdica e Estudos da Infância

DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2024n54

O presente dossiê tem como objetivo veicular artigos, que abordem temas e problemas atinentes aos estudos e pesquisas sobre Cultura Lúdica e Estudos da Infância, tal como as suas respeitantes implicações na sociedade. À vista disso, os textos constitutivos deste dossiê, orientar-se-ão por análises e investigações respeitantes aos fundamentos teóricos e práticos da Cultura Lúdica e seu imbricamento com os Estudos da Infância, em variadas áreas de conhecimento. Destarte, reiterando a indispensabilidade de se “construir pontes”, dentro e fora do universo acadêmico, de modo que o dossiê em pauta possa subsidiar novos debates, pesquisas, análises críticas, propiciando o avanço do conhecimento.

À vista disso, o intuito do dossiê é alvitrar uma empreitada científico-literária convocando pesquisadores(as) de diferentes partes do território nacional, da América do Sul e do Norte, e da Europa, intencionando conhecer o que estes(as) intelectuais têm pesquisado a propósito das temáticas sugeridas, hodiernamente.

Edição completa

Ver ou baixar a edição completa PDF

Sumário

Dossiê – Apresentação

Múltiplos olhares sobre a cultura lúdica infantil
Rogério de Melo Grillo, Colas Duflo, Regina Célia Grando, Marcos Teodorico Pinheiro de Almeida
PDF
3-4

Dossiê - Artigos

Rogério de Melo Grillo
PDF
5-24
Brian Sutton-Smith
PDF
25-34
Colas Duflo
PDF
35-45
Krasimira Marinova
PDF
46-55
Regina Célia Grando, Angélica Anelise von Krichof Laurent, Raquel Soares dos Santos, Rogério de Melo Grillo
PDF
56-74
Marcos Teodorico Pinheiro de Almeida
PDF
75-89
Lucas Barbosa Resende, Suelen Gonçalves de Oliveira Cortes, Diane Rodrigues Amado Resende, Arnaldo Sifuentes Leitão
PDF
90-106
Fabíola Cordeiro de Vasconcelos, Maria Betania Barbosa da Silva Lima, Márcia Tavares Silva
PDF
107-122

Dossiê - Relatos de Experiência

Talita Alcalá Vinagre
PDF
123-132