Livro como brinquedo e leitura como brincadeira: o lúdico na literatura para crianças pequenas
Resumo
A ludicidade se destaca nas vivências da criança e abre significativas oportunidades para que ela amplie seus conhecimentos e se desenvolva. No universo literário infantil, em particular, o tratamento lúdico da linguagem possibilita ricas experiências em que o livro é intencionalmente transformado em um brinquedo que, enquanto diverte e proporciona prazer, permite aprender sobre si e o mundo. Objetivando refletir sobre a importância do lúdico na literatura dirigida às crianças pequenas, o texto toma como objeto de análise a sua presença nesse universo e focaliza um livro infantil ilustrado específico, caracterizando-o e apontando como, com seu tema, ilustrações, palavras e modos de narrar, apresenta-se enquanto caminho à diversão, ao prazer, à vivência poética da linguagem e à brincadeira.
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DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2024n54p107-122
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Linha Mestra - Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026
