Situações de aprendizagem baseadas em jogos/brincadeiras (SAIJ)

Krasimira Marinova

Resumo


No capítulo sobre educação pré-escolar, o “Programme de formation de l’école québécoise” (2001) afirma que as crianças se envolvem mais em situações baseadas em jogos/brincadeiras. Situadas entre o jogo/brincadeira e as atividades de aprendizado do tipo escolar, as situações de aprendizagem baseadas no jogo/brincadeira (SAIJ) são uma forma de educação que não tem, muitas vezes, espaço na pré-escola, embora o jogo/brincadeira seja uma forma de organização usada diariamente nas aulas da pré-escola. Nesses moldes, entende-se que as SAIJ podem emergir também como um modo interessante de trabalho pedagógico. É por isso que este artigo se propõe a descrever as SAIJ, em termos de sua relação primária com o brincar/jogar e a oferecer aos professores algumas ideias para projetá-las e executá-las em sala de aula.

Palavras-chave


Jogo; Educação Infantil; Intervenção Pedagógica

Texto completo:

PDF

Referências


BROUGÈRE, G. Jeu et objectifs pédagogiques: une approche comparative de l’éducation préscolaire, Revue française de pédagogie, n. 119, p. 47-56, 1997.

BREDIKYTE, M.; COLE, M.; HAKKARAINEN, P. Culture et apprentissages chez les jeunes enfants. In: TREMBLAY, R. E.; BOIVIN, M.; PETERS, R. D. E. V. (org.). Encyclopédie sur le développement des jeunes enfants. Montréal, Québec: Centre d’excellence sur le développement des jeunes enfants et Réseau stratégique de connaissances sur le développement des jeunes enfants, 2010, p. 1-12.

BRUNER J. S. Le développement de l’enfant: savoir faire, savoir dire. Paris: P.U.F, 1993.

BRUNER J. S. Jeu, pensée et langage. Perspectives, vol. 16, n. 1, p. 83-90, 1986.

DELALANDE, J. Culture enfantine et règles de vie. Jeux et enjeux de la cour de récréation. Terrain: Revue d’ethnologie de l’Europe, n. 40, p. 99-114, 2003.

HENRIOT, J. Sous couleur de jouer. La métaphore ludique. Paris: J. Corti, 1989.

LEONTIEV, A. L’homme et la culture. EPS et Société Infos, v. 27, p. 9-12, 2005.

MINISTÈRE DE L’ÉDUCATION. Programme de formation de l’école québécoise: éducation préscolaire, enseignement primaire. Québec: Gouvernement du Québec, 2001.




DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2024n54p46-55

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

Licença Creative Commons