A matemática possível nos jogos na educação infantil

Regina Célia Grando, Angélica Anelise von Krichof Laurent, Raquel Soares dos Santos, Rogério de Melo Grillo

Resumo


Na brincadeira de faz de conta ou no jogo de regras, as crianças criam espaços lúdicos onde podem decorrer a imitação, a antecipação, a elaboração de estratégias, a estimativa de tempos e espaços, o reconhecimento de padrões etc. Tais atributos possibilitam desenvolver modos de se pensar matematicamente. Dito isso, o presente artigo tem o escopo de investigar estratégias formativas com o jogo, intencionalmente planejadas pela professora, para desenvolver o pensamento matemático das crianças da Educação Infantil. As experiências tiveram como cenário duas turmas de crianças entre 4 e 6 anos de idade, em espaços formais da Educação Infantil. O relato é organizado mediante o registro da professora-pesquisadora e categorizado em episódios (momentos da situação de jogo que ocorreram problematizações e registros escritos).


Palavras-chave


Educação infantil; Matemática; Jogo.

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DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2024n54p56-74

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