Infâncias e decolonialidade na educação física infantil latino-americana

Lucas Barbosa Resende, Suelen Gonçalves de Oliveira Cortes, Diane Rodrigues Amado Resende, Arnaldo Sifuentes Leitão

Resumo


O artigo reflete sobre a Educação Física na Educação Infantil, analisando possibilidades e limitações do componente curricular no contexto latino-americano, com foco em Brasil, Chile e Argentina. Baseado nas experiências do curso de extensão "Educação Física em Contextos Pedagógicos Latino-Americanos", realizado por universidades e docentes da região, o texto discute a valorização dos saberes do sul global e da América do Sul. Conclui-se que, sob uma perspectiva decolonial, o currículo na Educação Infantil pode promover saberes locais, culturas e identidades latino-americanas, reafirmando formas de ser e estar no mundo próprias do território de “las venas abiertas”.


Palavras-chave


Educação física infantil; América Latina; Decolonialidade.

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DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2024n54p90-106

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