Caderno de registros poéticos: rastros, rabiscos e experimentação lúdica na pesquisa em arte, educação, filosofia da diferença e infâncias

Talita Alcalá Vinagre

Resumo


O texto apresenta o "Caderno de registros poéticos" como uma materialidade lúdica e artística criada ao longo de uma pesquisa de doutorado em arte, educação e Ciências Sociais. O caderno operou como um espaço de experimentação e liberdade, permitindo um acompanhamento mais sensível da pesquisa. Ao tomar como referência a ideia de scholè grega, tal materialidade poética propõe uma educação que valoriza a invenção e a experiência singular no processo de ensino-aprendizagem e pesquisa. O caderno pode ser lido também como um manifesto, um espaço de criação de liberdade e expressão da singularidade de uma pesquisa em arte e educação, com vistas no estímulo de novas formas de expressão capazes de conectar arte, educação e o brincar, numa perspectiva educativa experimental e lúdica.


Palavras-chave


Pesquisa; Experimentação; Ludicidade.

Texto completo:

PDF

Referências


DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia, vol. 4. Trad. S. Rolnik. 2. reimp., São Paulo: Ed. 34, 2005.

KASTRUP, Virgínia. A atenção cartográfica e o gosto pelos problemas. Rev. Polis e Psique. n. especial, p. 99-106, 2019. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/PolisePsique/article/view/97450. Acesso em: 20 abr. 2021.

MASSCHELEIN, Jan; SIMONS, Maarten. Em defesa da escola: uma questão pública. Trad. C. Antunes. 2. ed.; 1. reimp., Belo Horizonte: Autêntica, 2015.

VINAGRE, Talita Alcalá. Cenas desescolarizadas: arte e educação como invenção de vidas potentes. 2023. 153f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) – PUC-SP, São Paulo, 2023.

VINAGRE, Talita Alcalá. Caderno de Registros Poéticos. Issuu, 2023 Disponível em: https://issuu.com/cadernoderegistrospoeticos. Acesso em: 12 dez. 2024.




DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2024n54p123-132

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

Licença Creative Commons