AVALIAÇÃO DA LEITURA E ESCRITA NO CONTEXTO DA ALFABETIZAÇÃO: UM ESTUDO DAS PESQUISAS NACIONAIS

Aline Gasparini Zacharias-Carolino, Andréia Osti

Resumo


Este trabalho objetiva compreender, por intermédio de uma revisão sistemática da literatura, as formas de avaliação da leitura e da escrita no contexto da alfabetização. Os resultados indicam uma dicotomia entre os instrumentos e as formas de avalição presentes nos artigos analisados.


Texto completo:

PDF

Referências


CAPELLINI et al. Desempenho ortográfico de escolares do 2º ao 5º ano do ensino fundamental. Rev. CEFAC, Campinas, v. 2, n. 2, p. 254-275, mar./abr. 2012.

CARMINATTI, Simone Soares Haas; BORGES, Marta Kaschny. Perspectivas da avaliação da aprendizagem na contemporaneidade. Est. Aval. Educ., v. 23, n. 52, p. 160-178, 2012.

CARVALHO, Gisele Francisca da Silva; MACEDO, Maria do Socorro Alencar Nunes. Avaliação oficial: o que dizem os professores sobre o impacto na prática docente. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 37, n.3, p. 549 - 564, set./dez. 2011.

COLLATO, Luísa Jacques. Avaliação do texto infantil: descobertas e possibilidades. Revista Even. Pedagóg., v.7, n. 2, p. 865-891, jun./jul. 2016.

CÔRREA et al. Competências iniciais para o processo de alfabetização. CoDAS, São Paulo, v. 30, n. 1, p. 1-7, 2018.

CUETOS, Fernando; RODRIGUES, Bianca; RUANO, Elvíra. PROLEC: provas de avaliação dos processos de leitura. 2. ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2012.

FEITAL, Andreia Alvim Bellotti; MACHADO, Miriam Raquel Piazzi; ARAUJO, Rita de Cássia Barros de Freitas. Práticas avaliativas: relato de experiência no 1º ano do Ensino Fundamental do Colégio de Aplicação João XXIII. Educ. Foco, Juiz de Fora, Edição Especial, p. 81-95, fev. 2015.

FERREIRA et al. A Aprendizagem da escrita e a escolaridade materna. Rev. CEFAC, Campinas, v. 16, n. 2, p. 446-456, mar./abr. 2014.

FERREIRO, Emilia; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artmed, 1999, p. 300.

GONÇALVES, Beatriz Aparecida Gimenez; CAPELLINI, Simone Aparecida. Desempenho de escolares de 1ª série na bateria de identificação de erros de reversão e inversão na escrita: estudo preliminar. Rev. CEFAC, Campinas, v. 12, n. 6, p. 998-1008, nov./dez. 2010.

LIMA, Maria de Fátima Moura de. A avaliação de conhecimentos das crianças relacionados à leitura e à escrita práticas de professores do 1º ano do Ensino Fundamental. 2015. 165 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2015.

MORAIS, Artur Gomes de; LEAL, Telma Ferraz. Alfabetização e sua avaliação no Brasil: um balanço crítico a partir de diferentes pesquisas. Em Aberto, Brasília, v. 33, n. 108, p. 19-24, maio/ago. 2020.

MORAIS, Artur Gomes de. Políticas de avaliação: discutindo a Provinha Brasil. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, v. 17, n. 51, p. 551-742, set./ dez. 2012.

MOTA, Márcia Maria Peruzzi Elia da; SANTOS, Acácia Aparecida Angeli dos. O Cloze como instrumento de avaliação de leitura nas séries iniciais. Revista Quadrimestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo. V. 18, N. 1, p. 135-142, jan./abr. 2014.

MOTA, Márcia Maria Peruzzi Elia da. Considerações Metodológicas e Conceituais sobre a Construção de Instrumentos de Avaliação das Habilidades Metalinguísticas. Aval. psicol., Itatiba, v. 11, n. 1, p. 77-82, abr. 2012.

OLIVEIRA, Adriana Marques de; CAPELLINI, Simone Aparecida. Compreensão leitora de palavras e frases: elaboração de procedimentos avaliativos. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 18, n. 2, p. 293-301, abr./jun. 2013.

OLIVEIRA, Adriana Marques de; CAPELLINI, Simone Aparecida. Desempenho de escolares na adaptação brasileira da avaliação dos processos de leitura. Pró-Fono Revista de Atualização Científica, Barueri, v. 22, n. 4, p. 555-560, out./ dez. 2010.

OLIVEIRA, Adriana Marques de; GERMANO, Giseli Donadon; CAPELLINI Simone Aparecida. Desempenho de escolares em provas de processo de identificação de letras e do processo léxico. Rev. CEFAC, v. 18, n. 5, p. 1121-1132, set./out. 2016.

PERRENOUD, Philippe. Avaliação da excelência à regulação das aprendizagens: entre duas lógicas. Porto Alegre: Artmed, 1999, p. 183.

ROCHA, Patrícia Rodrigues; SANTOS, Alessandra de Souza. A importância da sondagem da escrita como instrumento de avaliação no período da alfabetização. Revista Prática Docente, Mato Grosso, v. 3, n. 2, p. 453-460, jul./dez. 2018.

SALLES, Jerusa Fumagalli et al. Normas de desempenho em tarefas de leitura de palavras/ pseudopalavras isoladas (LPI) para crianças de 1º ano a 7º ano. Estudos e Pesquisas em Psicologia, v. 13, n. 2, p. 397-419, 2013.

SCHMIDT, Leonete Luzia; SCHAFASCHEK, Rosicler. A avaliação em classes de alfabetização: registros descritivos possibilitam superação da avaliação classificatória e excludente? Roteiro, Joaçaba, v. 37, n. 2, p. 228-242, jul./dez. 2012.

SOARES, Magda. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Editora Contexto, 2018, p. 377.

SPERRHAKE, Renata; PICCOLI, Luciana. Instrumentos para avaliação formativa da alfabetização: princípios conceituais e metodológicos. Em Aberto, Brasília, v. 33, n. 108, p. 47-67, maio/ago. 2020.




DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2021n45p277-289

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

Licença Creative Commons