HISTÓRIAS, NARRATIVAS E AFETOS: EXPERIÊNCIA DE UM JOVEM LEITOR
Resumo
Discute-se a formação do leitor pela experiência com crianças numa escola carioca. Objetiva refletir a atividade de contação de histórias para uma educação por múltiplas e subjetivas leituras de mundo. A literatura serve para transmitir às crianças o acervo histórico-cultural da humanidade.
Texto completo:
PDFReferências
BARBIER, René. A pesquisa-ação. Trad. Lucie Didio. Brasília: Plano Editora, 2002.
BENJAMIN, Walter. Sobre arte, técnica, linguagem e política. Traduções de Maria Luz Moita, Maria Amélia Cruz e Manuel Alberto. Prefácio de T.W. Adorno. Lisboa, Antropos, Relógio D’Água, 1992.
BENJAMIN, Walter. Livros infantis e esquecidos. In BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 7 ed. v. 1. Tradução de Sergio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense. 1994. (Ensaios sobre Literatura e História da Cultura: obras escolhidas, v. 1). p. 235-243.
BENJAMIN, Walter. Experiência. In BENJAMIN, Walter. Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação. Tradução, apresentação e notas de Marcos Vinicius Mazzari; posfácio de Flávio Di Giorgi. São Paulo: Duas Cidades: Ed. 34. 2002. (Coleção Espírito Crítico). p. 21-25.
BROUGÈRE, Gilles. A criança e a cultura lúdica. São Paulo, SP: Revista da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, vol.24 n.2, July/Dec. 1998.
CALVINO, Italo. Seis Propostas para o Próximo Milênio: Lições Americanas. Tradução Ivo Cardoso. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.
CORSARO, William. A. Reprodução interpretativa e cultura de pares. In: MÜLLER, Fernanda; CARVALHO, Ana Maria Almeida. Teoria e prática na pesquisa com crianças: diálogos com William Corsaro. São Paulo: Cortez, 2009.
LARROSA, Jorge. Linguagem e educação depois de Babel. Tradução de Cynthia Farina. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2004. (Coleção Educação: Experiência e Sentido)
OLIVEIRA, Marta Kohl de. Vygotsky. Aprendizado e desenvolvimento: um processo sócio-histórico. São Paulo, SP: Scipione, 1997. (Pensamento e ação no magistério)
PINEAU, Gaston. Histórias de vida e alternância. In: SOUZA, Elizeu Clementino de (org.) Memória, (auto)biografia e diversidade: questões de método e trabalho docente. Salvador: Edufba. 2011. p. 25-40
PINO, Angel, A criança e seu meio: contribuição de Vigotski ao desenvolvimento da criança e à sua educação. Psicologia. USP vol. 21, nº 4. 2010. Dossiê Vigotski. p. 741-756. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pusp/a/rn7G9MgGqBsMsMZd3h9xWjJ/?lang=pt Acesso em: 20 de out. 2021.
VYGOTSKY, Lev S. Pensamento e linguagem. 3ª. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
VIGOTSKI, L.S. Imaginação e Criação na Infância. Ensaio psicológico. Livro para professores. Tradução e revisão técnica Zoia Prestes e Elizabeth Tunes. 1.ed. São Paulo: Expressão Popular, 2018.
VIGOTSKI, Lev Semenovich. Formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 7ª. ed. Trad. José Cipolla Neto, Luís Silveira Menna Barreto, Solange Castro Afeche. São Paulo: Martins Fontes, 2007. (Psicologia e Pedagogia).
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2022n46p977-984
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Linha Mestra - Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026