IDENTIDADE DO PEDAGOGO: UMA ANÁLISE FENOMENOLÓGICO-HERMENÊUTICA

Ana Lúcia de Araújo Claro, Cláudia Sebastiana Rosa da Silva, Henrique Costa Brojato

Resumo


Este artigo objetiva analisar criticamente como os pedagogos escolares participantes de um programa de formação continuada compreendem a construção da sua identidade profissional em seu cotidiano de atuação. A análise de cunho fenomenológico hermenêutico, utilizou o protocolo de observação de um dos encontros do programa de formação continuada intitulado “Identidade profissional do pedagogo” e memoriais construídos pelos 16 pedagogos como instrumentos de pesquisa. Infere-se que a identidade dos pedagogos se apresenta como um processo em construção, sendo materializada no fazer pedagógico, na prática educativa, mas por outro lado engendra em situações por vezes contraditórias de resistência, acúmulo de atribuições e estado de solidão, afinal, são profissionais responsáveis pela sua própria formação e pela formação do professor. 


Texto completo:

PDF

Referências


BRZEZINSKI, I. Pedagogo: delineando identidades(s). Revista UFG, julho, 2011, Ano XIII, nª 10. Disponível em https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/694/o/10_iria_brzezinski.pdf. Acesso em 11 out. 2021.

DA SILVA, V. Processos construtivos da identidade profissional do pedagogo: formação inicial, prática profissional e políticas públicas, 2013.163p. (Dissertação de Mestrado) Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Programa de Pós- Graduação em Educação, RS, 2013.

DUBAR, C. A Socialização. Construção das Identidades Sociais e profissionais. Porto: Porto Editora, 1997.

FERREIRA, V. M. R.; POOLI, J. P.; Pedagogos construindo suas identidades: entre adscrição e escolhas. Educar em Revista, Curitiba, Edição Especial, n.1, p.19-37, jun, 2017. Disponível em https://www.scielo.br/j/er/a/zmSqjyP7HfB8F6XxcLL8LNN/abstract/?lang=pt. Acesso em 11 out. 2021.

GADAMER, H. Hermenêutica em retrospectiva. Petrópolis: Vozes, 2007.

LIBÂNEO, J. C. Pedagogia e pedagogos: inquietações e buscas. Educar, Curitiba, n. 17, p. 153-176. 2001.

LIBÂNEO, J. C. Pedagogia e pedagogos, para quê?. São Paulo: Cortez, 2010.

LINS, J. B. O coordenador pedagógico e a construção da sua identidade profissional. Dissertação. 2016.111f. Dissertação (Mestrado-Universidade Federal de Pernambuco. Programa de Pós- graduação em Educação, Recife, 2016.

NÓVOA, A. As organizações escolares em análise. Lisboa: Nova Enciclopédia, 1995.

PICHON-RIVIÈRE, E. Teoria do Vínculo. São Paulo: Martins Fontes, 1986.

PIMENTA, S. G. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, Selma Garrido. (Org). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez Editora, 1999.

PIMENTA, S. G.. Pedagogia e Pedagogos: caminhos e perspectivas. São Paulo: Cortez, 2011.

PINTO, U. A. Pedagogia Escolar: coordenação pedagógica e gestão educacional. São Paulo: Cortez, 2011.

PORTILHO, E. M. L. et al. A instituição que aprende sob o olhar da Psicopedagogia. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2018.

REAL, H. R. A identidade profissional do pedagogo escolar em formação continuada. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2019.

VIÑAO FRAGO, A. Fracasan las reformas educativas?: la respuesta de un historiador. In: SOCIEDADE BRASILEIRA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (org.). Educação Brasileira: história e historiografia. Campinas, SP: Autores Associados: São Paulo, 2001. p. 21-52.




DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2021n45p15-22

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

Licença Creative Commons