A atividade criadora e a imaginação na elaboração de histórias na educação infantil

Rodrigo Luiz de Araujo

Resumo


Este artigo tem por objetivo analisar a atividade criadora e a imaginação em crianças entre 5 e 6 anos. A proposta da investigação foi identificar enunciados que se exprimem além da condição perceptual e imediata da ilustração. O recorte de problema e as análises fundamentam-se na abordagem histórico-cultural, tendo como base as contribuições de Lev Semionovitch Vigotski, sobre o desenvolvimento da imaginação e da atividade criadora. Foi adotada uma análise microgenética, baseada nas ideias de Góes (2000), em um microevento de criação de uma história. Como conclusão observou-se a necessidade de expor as crianças desde a primeira infância aos textos literários e à contação de histórias para que possam desenvolver a imaginação e criação literária.


Palavras-chave


Imaginação e criação; Linguagem; Educação infantil.

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DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2024n52p169-179

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