Voos poéticos: práticas de leitura de Cecília Meireles no 6º ano do CAp UFRJ
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo relatar práticas de leitura de poemas de Cecília Meireles realizados com duas turmas do 6º ano do Colégio de Aplicação da UFRJ em 2022. Tais ações buscavam a formação do leitor literário, acreditando que o resgate do sensível poderia contribuir para minimizar a complexa ressocialização do retorno integral ao ensino presencial pós-pandêmico. Abordamos neste trabalho a formação inicial docente, ressaltando o importante papel de estudantes de licenciatura na composição desse projeto de ensino. Acreditando na atitude responsiva do leitor frente ao texto literário, tecemos reflexões sobre o ensino integrado de língua portuguesa e literatura. Esperamos que este relato de experiência contribua para pesquisas e práticas pedagógicas
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
BAJOUR, Cecilia. Ouvir nas entrelinhas. São Paulo: Editora Pulo do Gato, 2012.
CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: CANDIDO, A. Vários escritos. 5. ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2011, p. 171-193.
GENETTE, Gérard. Paratextos editoriais. São Paulo: Ateliê Editorial, 2009.
KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
MEIRELES, Cecília. As palavras voam. São Paulo: Global, 2018.
QUEIRÓS, Bartolomeu Campos de. Prefácio. In: MEIRELES, C. As palavras voam. São Paulo: Global, 2018, p. 13.
SÜSSEKIND, Maria Luiza; LONTRA, Viviane. Narrativas como travessias curriculares: sobre alguns usos da pesquisa na formação de professores. Roteiro, [S. l.], Santa Catarina, v. 41, n. 1, p. 87–108, 2016. DOI: 10.18593/r.v41i1.9263. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/9263. Acesso em: 24 julho 2023.
ZUMTHOR, Paul. Performance, recepção, leitura. São Paulo: Ubu Editora, 2018.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Linha Mestra - Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026