OS LIVROS DIDÁTICOS E OS GÊNEROS TEXTUAIS: O USO DO JORNAL, ARTEFATO OU INSTRUMENTO DO PROFESSOR?

Pedro José de Lara, Luzia Bueno

Resumo


OS LIVROS DIDÁTICOS E OS GÊNEROS TEXTUAIS: O USO DO JORNAL, ARTEFATO OU INSTRUMENTO DO PROFESSOR?

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Ministério da Educação. Guia de Livros Didáticos do PNLD EJA 2011. Disponível em: . Acessado em: 24/04/2013.

______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília, 2001.

BUENO, Luzia. Os gêneros jornalísticos e os livros didáticos. 1. ed. Campinas, SP: Ed. Mercado das Letras, 2011. (Série Ideias sobre linguagem).

BUNZEN, Clécio. O livro didático de português como gênero do discurso: implicações teóricas e metodológicas. Disponível em: . Acesso em: 01/02/2014.

KLEIMAN, A. B. Preciso “ensinar” o letramento? Não basta ensinar a ler e a escrever? Cefiel/IEL/Unicamp, 2005. (Série Linguagem e Letramento em foco – Linguagem nas séries iniciais).

SIGNORINI, Inês et al. O ensino e a formação do professor. Porto Alegre: Artmed, 2000.

______. (Org.). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado das Letras, 1995.

MARCUSCHI, L. Letramento e oralidade no contexto das práticas sociais e eventos comunicativos. In: SIGNORINI, I. (Org.). Investigando a relação oral/escrito e as teorias do letramento. 2. ed. Campinas: Mercado das Letras, 2008.

ROJO, Roxane. Letramento escolar, oralidade e escrita em sala de aula. Diferentes modalidades ou gêneros do discurso? In: SIGNORINI, I. (Org.). Investigando a relação oral/escrito e as teorias do letramento. 2. ed. Campinas: Mercado das Letras, 2008.

STREET, Brian V. Os novos estudos sobre o letramento: histórico e perspectivas. In: MARINHO, Marildes; CARVALHO, Gilcinei T. (Org.). Cultura Escrita e Letramento. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2010.




DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2014n25p153-160

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

Licença Creative Commons