OS GÊNEROS JORNALÍSTICOS EM LIVROS DIDÁTICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Maria Teresa Baptistella Ferrari Pereira, Luzia Bueno

Resumo


OS GÊNEROS JORNALÍSTICOS EM LIVROS DIDÁTICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Lei nº 12.796, de 04 de abril de 2013. Altera a Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Lex: Diário oficial [da República Federativa do Brasil], Brasília, DF, 05 abr. 2013.

BRONCKART, Jean-Paul. Atividade de linguagem, textos e discursos: Por um interacionismo sociodiscursivo. Tradução de Anna Rachel Machado; Péricles Cunha. 2. ed. São Paulo: EDUC, 2012.

BRONCKART, Jean-Paul. O agir nos discursos: das concepções teóricas às concepções dos trabalhadores. Campinas: Mercado de Letras, 2008.

BRONCKART, Jean-Paul. Atividade de linguagem, discurso e desenvolvimento humano. 1. ed. Tradução de Anna Rachel Machado; Maria Lucia Meirelles Matêncio. Campinas, Mercado de Letras, 2006.

BUENO, Luzia. Os gêneros jornalísticos e os livros didáticos. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2011. 144 p. (Coleção Ideias sobre Linguagem).

GERALDI, João Vanderley (Org.). O texto na sala de aula. 3. ed. São Paulo: Ática, 1999.

KLEIMAN, Angela. Projetos de letramento na educação infantil. Caminhos em Linguística Aplicada, Unitau. v. 1, n. 1, 2009. Disponível em: . Acesso em: 15 mar. 2014.

KLEIMAN, A. (Coord.). Preciso “ensinar” o letramento? Não basta ensinar a ler e escrever? Enriquecendo a noção de texto. Caderno de atividades complementares. Unicamp & MEC, 2008.

KLEIMAN, A. Letramento e suas implicações para o ensino de língua materna. Signo, Santa Cruz do Sul, v. 32, n. 53, p. 1-25, dez. 2007. Disponível em: . Acesso em: 18 jan. 2014.

KLEIMAN, Angela B. (Org.). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1995.

SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução de Roxane Rojo; Glaís Sales Cordeiro. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2004.

STREET, B. Dimensões “escondidas” na escrita de artigos acadêmicos. Tradução de Armando Silveiro; Adriana Fischer. Perspectiva, v. 28, n. 2, p. 541-567, jul./dez. 2010.

STREET, B. Abordagens alternativas ao letramento e desenvolvimento. In: TELECONFERÊNCIA UNESCO BRASIL SOBRE LETRAMENTO E DIVERSIDADE, out. 2003.

VIGOTSKI, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.




DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2014n25p145-152

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

Licença Creative Commons