LUTAS E RESISTÊNCIA DE UMA PROFESSORA AO MAGISTÉRIO NA ESCOLA JOSÉ DE ALENCAR -1982

Maria Clelia Pereira da Costa

Resumo


 

 

Objetivo apresentar a resistência de professoras ao exercício do magistério. Embasado nos estudos de Michel Foucault (2003). A metodologia qualitativa com entrevista semiestruturada realizada com Marlene e Perla. Os resultados indicam diversos traços de empoderamento.

 

 Palavras-Chaves: Resistência ao Magistério, Experiência de vida, Estudos foucaultianos

 


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Referências


Eu quis que se tratasse sempre de existências reais; que se pudessem dar-lhes um lugar e uma data; que por trás desses nomes que não dizem mais nada, por trás dessas palavras rápidas e que bem podem ser, na maioria das vezes, falsas, mentirosas, injustas, exageradas, houvesse homens que viveram e estão mortos, sofrimentos, malvadezas, ciúmes, vociferações (FOUCAULT, 2003, p.205)

“como se sufoca um grito, um fogo ou um animal por esganadura); procurei saber a razão pela qual se quis impedir com tanto zelo os pobres espíritos de passearem pelas estradas desconhecidas” (FOUCAULT, 2003, p. 204)




DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2021n45p200-209

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Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

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