SOBRE FORMAR LEITORES E ESCRITORES EQUILIBRISTAS: DAS POSSIBILIDADES DO ESPAÇO-ESCOLA
Resumo
Resumo
Este artigo traz observações da experiência de docência e pesquisa com leitura e escrita. Objetiva apresentar relatos de práticas de leitura, pela pesquisa narrativa/autobiográfica. Conclui-se: a leitura é um ato integralizador da percepção estética.
Palavras-chave: literatura clássica e popular; saraus; formação e escola.
Abstract
This article present observations of teaching and research experience with reading and writing. The objective is to present reports of reading practices, through narrative / autobiographical research. It concludes: reading is an act that integrates the aesthetic perception.
Keywords: classic and popular literature; soirees; formation and school.
Resumen
Este artículo trae observaciones de la experiencia docente e investigadora con la lectura y la escritura. Tiene como objetivo presentar informes de prácticas lectoras, a través de investigaciones narrativas / autobiográficas. Concluye: la lectura es un acto que integran la percepción estética.
Palabras clave: literatura clásica y popular; veladas; formación y escuela.
Texto completo:
PDFReferências
Referências
ARFUCH, Leonor. El espacio biografico: Dilemas de la subjetividad contemporánea. Buenos Aires: Fundo de Cultura Económica de Argentina, S.A., 2002.
BACOCINA, Eliane. A. Ler, escrever e compartilhar poesia: práticas (DES) territorializadas, políticas, coletivas. Tese (Doutorado). Universidade Estadual Paulista / UNESP, Rio Claro, 2017.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 6. ed. e 5. reim. 2020. Tradução: Paulo Bezerra. São Paulo: WMF/Martins Fontes, 2011.
BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. Trad. de Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2016.
CALVINO, Italo. Por que ler os clássicos. Tradução de Nilson Moulin; 1. ed. São Paulo: Companhia de Bolso, 2007.
FERNANDES OLIVEIRA. Minhas pegadas na areia. Praia Grande / SP: Literata, 2011.
GUIMARÃES, Eduardo (Coord.). Línguas do Brasil. Ciência e Cultura (Temas e Tendência), São Paulo, v. 57, n. 2, p. 22 - 25, abr./jun., 2005.
LAZO, Lara. J. Literatura Clássica e práticas artísticas: narrativas e estudos de uma professora acerca da formação do leitor adolescente. 2018. 238 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Biologia, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, SP, 2018.
LIMA, Maria. E. C. de C.; GERALD, Corinta. M. G.; GERALD, João. W. O trabalho com narrativas na investigação em educação. Educação em Revista, Belo Horizonte, v.31, n.01, p.17-44, jan./Març. 2015. Disponível em: < http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698130280 >. Acesso em: 21 abr. 2018.
MACHADO, A. M. Como e por que ler os clássicos universais desde cedo. Rio de Janeiro: Ed. Objetiva, 2002.
NOVASKI, Augusto. Mito e racionalidade filosófica. In: MORAIS, R. de (Org.) As Razões do Mito. Campinas: Papirus, 1988. p. 25 - 30.
PROUST, Marcel. Sobre a leitura. 4. ed.Tradução de Carlos Vogt. Campinas: Pontes, 2003.
PUH, Milan. “Tudo junto e misturado?”: as contribuições e os limites do multiculturalismo no ensino de línguas. El toldo de Astier. Propuestas y estudios sobre enseñanza de la lengua y la literatura. Cátedra de Didáctica de la lengua y la literatura I. Depto. de Letras. Facultad de Humanidades y Cien- cias de la Educación. Universidad Nacional de La Plata. ISSN 1853-3124. Año 11, Nr.º. 20-21, julio de 2020. pp. 415-432. Disponível em: . Acesso em: 10 set. 2020.
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2021n45p97-105
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Linha Mestra - Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026