A BNCC E A LITERATURA PARA O ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA DE LEITURA
Resumo
A presente pesquisa apresenta uma proposta de leitura a partir dos contos "O tamanho do mundo", de Miguel Sanches Neto e "Umas Férias", de Machado de Assis. Além das duas narrativas, a proposta aborda o filme de Marcus Werneck, também intitulado “O tamanho do mundo” (2013) e baseado na narrativa do escritor paranaense. Com a homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em 2018, háa preocupação em compreender esse documento e pensar em material didático para as aulas de literatura no Ensino Médio. Deste modo, a pesquisa teve a intenção de analisar contos de literatura contemporânea e compará-los com textos produzidos em outro momento histórico, visando estar em conformidade com o que propõe o documento oficial, para subsidiar a ação pedagógica de professores do Ensino Médio. A fundamentação teórica utilizada para a análise dos textos, diz respeito principalmente às obras de Philippe Ariès (1981), Walter Benjamin (2002, 2011) e Aleida Assmann (2011).
Texto completo:
PDFReferências
AGAMBEN, Giorgio. Infância e história: destruição da experiência e origem da história. Trad. Henrique Burigo. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005.
AGUIAR, Luiz Antonio (Org.). Recontando Machado. Record, Rio de Janeiro, 2008.
______. História social da criança e da família. 2. ed. Trad. Dora Flaksman. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1981.
ASSMANN, Aleida. Espaços da recordação: formas e transformações da memória cultural. Trad. Paulo Soethe. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2011.
BENJAMIN, Walter. Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação. Trad. Marcus Vinicius Mazzari. São Paulo: Duas cidades; Ed. 34, 2002.
BENJAMIN. Rua de mão única. Trad. Rubens R. T. Filho e José C. M. Barbosa. São Paulo: Editora Brasiliense, 2011. (Obras escolhidas v. II)
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Ministério da Educação, Brasília, 2018.
CHRISTO. Alzira Fabiana de. Experiência e imagens da infância nos contos de Miguel Sanches Neto. Tese de doutorado defendida no Programa de Pós-Graduação em Letras – Estudos Literários, na Universidade Estadual de Londrian, UEL, 2013.
JÓDAR, Francisco; GÓMEZ, Lúcia. Devir-criança: experimentar e explorar outra educação. Educação e realidade. 27 (2): jul./dez., 2002, p. 31-45.
KRAMER, Sonia. “Pesquisando infância e educação: um encontro com Walter Benjamin”. In: Infância: fios e desafios da pesquisa. Campinas-SP: Papirus, 1996.
NETO, Miguel Sanches. Então você quer ser escritor? Rio de Janeiro/São Paulo: Record, 2011.
OLIVEIRA, Anderson Amaral. Teoria da literatura e a Base Nacional Comum Curricular: incursões necessárias. Anais do Salão do conhecimento da Unijuí - XXII Jornada de Pesquisa – Linguística, Letras e Artes, Ijuí, 2017.
PIGLIA, Ricardo. Teses sobre o conto – Ricardo Piglia. Trad. Josely Vianna Baptista. 1994. disónível em: http://www.casadasrosas.org.br/centro-de-apoio-ao-escritor/manual-teses-sobre-o-conto, acesso em: 29/10/2021.
POSTMAN, Neil. O desaparecimento da infância. Trad. Suzana Menescal de Alencar Carvalho e José Laurenio de Melo. Rio de Janeiro: Graphia, 1999.
TONUCCI, Francesco. A solidão da criança. Trad. Maria de Lourdes Tambaschia Menon. Campinas-SP: Autores Associados, 2008.
VASCONCELOS, Maria Luiza Gomes. Machado de Assis e a educação. 2015. 205 fls. Tese de Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação, na Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2015.
WERNECK, Marcus. O tamanho do mundo, 2013. disponível em: http://redeglobo.globo.com/platb/rpctv-revistarpc/tag/o-tamanho-do-mundo/, acesso em: 02/03/2020.
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2021n45p304-311
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Linha Mestra - Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026