ANTROPOFAGIA E PARANGOLÉ NA TERRA DE MAKUNAIMA: VIVENDO E COMPARTILHANDO EXPERIÊNCIAS PLURAIS

Ivete Souza da Silva

Resumo


Antropofagia e parangolé na terra de Makunaima é uma proposição educativa que fez parte do V Festival Internacional de Teatro e Artes Performáticas (V FITAP), proposta pelo Grupo de Estudo e Pesquisa Cruviana: Educação, Arte e Intercultura. Realizada no Espaço Cultural “Casa do Neuber” localizado na cidade de Boa Vista, Estado de Roraima. A proposição faz referência a Antropofagia Cultural Brasileira ocorrida no Brasil na década de 1920, a série de obras Parangolé do artista plástico e performático Hélio Oiticica e ao Estado de Roraima na figura de Makunaima personagem da lenda indígena do povo Makuxi. Durante a proposição o público vivenciou uma experiência artística performática onde artistas convidados expuseram seus trabalhos e produziram junto com o público. A vivência provocou a construção de um outro espaço educativo onde a aprendizagem se deu a partir de espaços de compartilhamento e criação, movimentados pelos saberes, fazeres, memórias e afetos de cada pessoa lá presente. Malabaristicamente, apresentamos um canto dos nortes aos Brasis e um canto dos Brasis ao mundo, levando um pouco da educação e da arte que teimosamente fazemos

Texto completo:

PDF

Referências


Referências

ANDRADE, Oswald de. Manifesto Antropófago. ANO I, N° I.Piratininga: Revista de Antropofagia, 1928.

ANDRADE, Oswald de. Os Dentes do Dragão: entrevistas. 2º Edição. São Paulo. Globo, 1990.

FREIRE, Paulo. Educação como Prática da Liberdade. 49 Edição. São Paulo: Paz e Terra, 2021.

FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? 15º Edição. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

OITICICA, Hélio. in FILHO, O. C (Org). Hélio Oiticica: O museu é o Mundo. Catálogo de Exposições. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2011.

RUFINO, Eliakin. Idealizador do Movimento Roraimeira, Eliakin dedica novo livro ao público infanto-juvenil. Amazônia Real. Manaus. Publicado em: 12/04/2016 às 18:48. Disponível em: https://amazoniareal.com.br/idealizador-do-movimento-roraimeira-eliakin-dedica-novo-livro-ao-publico-infanto-juvenil/ Acessado em: 19/10/2021.

SILVA, Ivete Souza da; SANTOS, Clarisse Martins dos. Movimento Roraimeira: contribuições interculturais e antropofágicas ao ensino de artes no estado de Roraima. Educação/ Santa Maria. V. 41 | n. 2 | p. 459-470 | maio/ago. 2016

SILVA, Ivete Souza da. Antropofagia Cultural Brasileira e as práticas inventivas de Hélio Oiticica, Paulo Freire e Augusto Boal: contribuições ecologistas e interculturais para a Formação de Professores(as). Tese de Doutorado em Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Maria (PPGE/UFSM), 2013.




DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2021n45p358-369

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

Licença Creative Commons