RAUL DA FERRUGEM AZUL: DISCUTINDO O PAPEL DO ESPECTADOR DE BULLYING A PARTIR DA LITERATURA

Lívia Cristina Cortez Lula de Medeiros

Resumo


O artigo é recorte de uma tese de doutorado vinculada à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Seu objetivo é apresentar como a leitura de literatura pode ser trabalhada para se discutir o papel dos espectadores em situações de bullying entre escolares, levando-os a refletirem sobre a violência entre pares. Nesse estudo, o foco da discussão recai sobre o conto “Raul da Ferrugem Azul”, de Ana Maria Machado (2012). Metodologicamente, caracteriza-se como uma pesquisa com intervenção. O locus de sua realização foi uma escola pública do Município de Natal RN (BRASIL), em uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental. Na intervenção pedagógica, realizaram-se dois encontros para a leitura e discussão do conto de Machado (2012). As sessões foram estruturadas a partir da andaimagem (GRAVES; GRAVES, 1995), levando-se em consideração os momentos de pré-leitura, leitura e pós-leitura. Sua análise ancorou-se em princípios da Análise de Conteúdos (BARDIN, 2010), sendo abordadas as seguintes categorias: motivação à leitura, estímulo à discussão, incentivo à reflexão, relação texto-vida e da reflexão ao julgamento. Os resultados da análise revelam que a mediação pedagógica, construída com base em questionamentos, foi de suma importância para que os sujeitos pudessem agir ativamente nas sessões de leitura e construíssem relações entre a violência na ficção e o modo de agir dos espectadores na vida real, considerando as agressões presentes cotidianamente no ambiente escolar.  

 

Palavras-chave: Literatura; Bullying; Espectadores 


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DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2021n45p164-175

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e-ISSN: 1980-9026
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