A OFERTA DE CICLOS DE LEITURA EM LÍNGUA INGLESA NA FORMAÇÃO CONTINUADA

Lady Lourdes Soares Medeiros, Jackson Santos Vitória de Almeida, Maralice de Souza Neves

Resumo


Esta pesquisa parte de ações que promovem a leitura literária por meio da oferta de ciclos de mediação em língua inglesa em um projeto de extensão universitária. A conclusão é que a posição de mediador afeta o ensino-aprendizagem do docente.


Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, J. S. V. Efeitos de sentido e singularidade no processo de escrita autobiográfica em língua inglesa. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos). Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2016.

ALMEIDA, J. S. V. Leitura em Ação com Professores de Língua Inglesa na Formação Continuada”, (2022, no prelo). Tese (Doutoramento em Estudos Linguísticos). Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte-MG, 2022.

CANDIDO, A. O direito à literatura. In: Vários Escritos. 4ª ed. 2004.

COSSON, R. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2019.

ESSLIN, M. O teatro do absurdo. Rio de Janeiro: Zahar, 2018

FREITAS, V. Mediação: estratégia facilitadora da compreensão leitora. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

FREIRE, P. A Importância do ato de ler. Campinas, SP: Mercado das Letras, 1995.

FREUD, S. (1914). Recordar, repetir e elaborar. In: Edição Standard Brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud.v.7. Rio de Janeiro: Imago, 1996.

KOUDELA, I. Texto e Jogo: uma didática brechtiana. São Paulo: Ed. Perspectiva, 1999.

LACAN, J. (1945). O tempo lógico e a asserção de uma certeza antecipada. In: Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.

NEVES, M. S. A intervenção psicanalítica na integração da pesquisa e da extensão com professores em formação continuada In: SILVA, D; BERTOLDO, E.S; LEITE, J. D; GOMES, V.A. (Orgs.) E por falar em intervenção... Campinas: Pontes, p. 401-424, 2021.

PEROBELLI, M. Formação de professores: uma experiência teatral lúdica. In: TELLES, N. (org.). Pedagogia do teatro: Práticas Contemporâneas na Sala de Aula. Campinas, SP: Papirus, 2013.

SCHECHNER, R. 2006. O que é performance? em Performance studies: an introduction, second edition. New York & London: Routledge, 2006.

SPOLIN, V. Jogos teatrais. O fichário de Viola Spolin. Tradução de Ingrid Dormien Koudela. São Paulo: Ed Perspectiva, 2006.




DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2021n45p151-163

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

Licença Creative Commons