O CONTO QUE AS CAIXAS CONTAM: UMA METODOLOGIA LÚDICA PARA CONTAR HISTÓRIAS
Resumo
O Projeto de Extensão “O conto que as caixas contam” realiza “contações” e confecções de caixas de histórias, a partir de contos da Literatura Infantil e Juvenil com o objetivo de apresentar estratégias lúdicas para contar histórias na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Sua metodologia envolve três etapas: o estudo e a seleção das narrativas, a confecção das caixas com materiais reutilizáveis e, as “contações”. Desde 2020, devido à pandemia causada pela Covid-19, vem se desenvolvendo no formato on-line oferecendo apresentações e minicursos para estudantes e profissionais da educação. Após cinco anos de existência, além de encantar crianças e adultos, constata-se que o Projeto está contribuindo para a formação de novos(as) contadores(as) de histórias, graças à sua prática instigante e envolvente.
Texto completo:
PDFReferências
AUTOR. “O conto que as caixas contam”: trabalhando com as narrativas literárias na prática pedagógica. Faculdade de Educação. Campus Belo Horizonte. Curso de Pedagogia. Programa Institucional de Apoio a Projetos de Extensão da Universidade do Estado de Minas Gerais - PAEx/UEMG. Belo Horizonte: Edital PAEx, 2020.
CAVALCANTI, Joana. Caminhos da Literatura Infantil e Juvenil: dinâmicas e vivências na ação pedagógica. São Paulo: Paulus, 2002.
CORSINO, Patrícia. Literatura na educação infantil: possibilidades e ampliações. In: PAIVA, Aparecida; MACIEL, Francisca; COSSON, Rildo (Coord.) Literatura: ensino fundamental. Brasília: MEC/SEB, 2010.
COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2018.
GREGORIN FILHO, José Nicolau. Concepção de infância e Literatura Infantil. Linha d'Agua, v. único, p. 107-113, 2009.
SOARES, Magda. A Escolarização da Literatura Infantil e Juvenil. In: EVANGELISTA, A.A.M.; BRANDÃO, H.M.B.; MACHADO, M.Z.V. (Orgs.). A escolarização da leitura literária: o jogo do livro infantil e juvenil. 2ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2021n45p346-357
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Linha Mestra - Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026