ESPERANÇA EQUILIBRISTA: LEITURA EM MEIO A ADVERSIDADES

Ezequiel Theodoro da Silva

Resumo


A leitura pode ser concebida como um processo de qualificação contínua das decisões/ações das pessoas em sociedade. Essa concepção não só sinaliza a importância da aprendizagem, domínio e prática da leitura, mas também abre caminho para o pleno exercício da cidadania por permitir mais conhecimentos sobre a razão de ser dos fenômenos (fatos e acontecimentos), e por impulsionar os indivíduos em direção à sua humanização/conscientização constante. O impulso-acesso à leitura enfrenta adversidades no Brasil desde o Período Colonial, debilitando - e por vezes intencionalmente bloqueando ou impedindo - os processos de democratização do livro e demais suportes da escrita que registram e movimentam as ideias socialmente. Dessa forma, pretende-se mostrar alguns esforços que mostram como a esperança por mais e melhores leituras se equilibra, às vezes cai, mas não morre completamente em decorrência do trabalho de profissionais e instituições que deixam conquistas registradas na história da sociedade brasileira.


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DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2021n45p340-345

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Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

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