VIDAS SECAS: DAS PALAVRAS PARA AS IMAGENS ATRAVÉS DO OLHAR ADOLESCENTE

Suzana Abrunhosa, Maria Lucia Suzigan Dragone

Resumo


Este artigo é um relato de uma prática realizada, em sala da aula, com alunos do Ensino Médio de uma escola pública do interior do estado de São Paulo, em 2006, os quais realizaram uma adaptação da obra literária Vidas Secas, de Graciliano Ramos, em história em quadrinhos - HQ. A sequência didática dessa proposta perpassa a leitura da obra, estudos sobre produção de HQ e o despertar da criatividade dos alunos para representar em desenhos os principais fatos da obra. Os conceitos preconizados por Silva (1996; 2003) e Soares (2005) nortearam a análise dos resultados obtidos na busca do prazer pela leitura, perceptível nos alunos ao final da atividade.

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental – 5ª a 8ª séries: língua portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1998. p. 45-95.

EISNER, W. Quadrinhos e arte sequencial. Trad. Luís C Borges. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

IANNONE, L. R.; IANNONE, R. A. O mundo das histórias em quadrinhos. 2. ed. São Paulo: Moderna, 1994.

SILVA, E. T. O ato de ler: fundamentos psicológicos para uma nova pedagogia da leitura. 7. ed. São Paulo: Cortez, 1996.

______. Leitura na escola e na biblioteca. 8. ed. Campinas, SP: Papirus, 2003.

SOARES, M. B. As condições sociais da leitura: uma reflexão em contraponto. In: ZILBERMAN, R.; SILVA, E. T. (Org.). Leitura, perspectivas interdisciplinares. São Paulo: Editora Ática, 2005. p. 7-14.

VERGUEIRO, W. Uso das HQS no ensino. In: RAMA, A.; VERGUEIRO, W. (Org.). 4. ed. Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2010.

______; RAMOS, P. Os quadrinhos (oficialmente) na escola: dos PCNs ao PNBE. In: VERGUEIRO, W.; RAMOS, P. (Org.). Quadrinhos na educação: da rejeição à prática. 1. ed. 2. reimp. São Paulo: Contexto, 2015.

ZENI, L. Literatura em quadrinhos. In: VERGUEIRO, W.; RAMOS, P. (Org.). Quadrinhos na educação: da rejeição à prática. 1. ed. 2. reimp. São Paulo: Contexto, 2015.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

Licença Creative Commons