O TEXTO (IN)VISÍVEL DOS LIVROS DE IMAGENS: A (TRANS)FORMAÇÃO DE CRIANÇAS E ADULTOS LEITORES
Resumo
Texto completo:
PDFReferências
ARAUJO, Hanna; MORICONI, Renato. Diálogo sobre o processo de criação e leitura do livro-imagem. In: NOGUEIRA, Ana Lúcia Horta; LAPLANE, Adriana Lia Friszman (Org.). Leitores e leituras: explorando as dobras do (im)possível. Campinas, SP: Edições Leitura e Crítica; ALB, 2017.
BARROS, Manoel. O fazedor de amanhecer. São Paulo: Salamandra, 2001.
COELHO, Isabel Lopes. O livro ilustrado: três estudos de caso. In: NOGUEIRA, Ana Lúcia Horta; LAPLANE, Adriana Lia Friszman (Org.). Leitores e leituras: explorando as dobras do (im)possível. Campinas, SP: Edições Leitura e Crítica; ALB, 2017.
COELHO, Nelly Novaes. A literatura infantil – o visual e o poético. In: ______. Literatura infantil: teoria, análise, didática. São Paulo, Moderna, 2000.
LIMA, Graça. Lendo imagens. In: Instituto C&A; Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. Nos caminhos da literatura. São Paulo: Peirópolis, 2008. p. 36-43.
MAGNANI, Maria do Rosário Longo. Leitura e formação do gosto (por uma pedagogia do desafio do desejo). Idéias (FDE/SEE/SP), n. 13, p. 101-106, 1992
MEDEIROS, Regina Lúcia de. Fabrincando o amanhecer: infância e criação poética em Manoel de Barros. Departamento de Letras da UFRN. Disponível em: .
MORAES, Fabiano; VALADARES, Eduardo; AMORIM, Marcela Mendonça. A biblioteca escolar entre textos e imagens: dos quadrinhos e livros sem texto aos livros informativos sobre arte. In: ______. Alfabetizar letrando na biblioteca escolar. São Paulo: Cortez, 2013.
MORTATTI, Maria do Rosário Longo. Leitura e formação do gosto (por uma pedagogia do desafio do desejo). In: ______. (Org.). Entre a literatura e o ensino: A formação do leitor. São Paulo: Editora UNESP, 2018.
Sem identificação de autoria. A arte de ensinar a contar, cantar e ler histórias para e com crianças: experiências estético-formativas. In: GRAZIOLI, Fabiano Tadeu; COENGA, Rosemar Eurico (Org.). Literatura de recepção infantil e juvenil: modos de emancipar. Erechim-RS: Habilis Press, 2018. p. 303-324.
PAIVA, A. P. Livros de imagem: como aproveitar a atratividade e desenvolver o potencial destas obras na sala de aula com atividades literárias. LITERATURA fora da caixa, Brasília, Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2014, v. 3, p. 43-58.
RAMOS, Graça. A imagem nos livros infantis: caminhos para ler o texto visual. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.
RATEAU, Dominique. Ler com as crianças pequenas. In: BAPTSITA, Monica Correia et al. Literatura na educação infantil: acervos, espaços e mediações. Brasília: MEC, 2015.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Linha Mestra - Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026