IDENTIDADES, MEMÓRIAS E ‘LEITURAS DE SI’: OS LETRAMENTOS POSSÍVEIS NOS CADERNOS REFLEXIVOS DA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UFRRJ

Fabrícia Vellasquez Paiva

Resumo


IDENTIDADES, MEMÓRIAS E ‘LEITURAS DE SI’: OS LETRAMENTOS POSSÍVEIS NOS CADERNOS REFLEXIVOS DA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UFRRJ

Texto completo:

PDF

Referências


BENJAMIN, Walter. Magia e Técnica, Arte e Política: Ensaios sobre literatura e história da cultura – Obras Escolhidas I. 3. ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 1987.

BERTAUX, Daniel. Narrativas de vida: a pesquisa e seus métodos. São Paulo: Paulus, 2010.

BRANDÃO, Zaia. Abordagens alternativas para o ensino da didática. In: CANDAU, Vera Maria (Org.). A didática em questão. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.

CALDART, Roseli Salete et al. (Org.). Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012.

CHARAUDEAU, Patrick. Uma Análise Semiolinguística do Texto e do Discurso. In: PAULIUKONIS, Maria Aparecida Lino & GAVAZZI, Sigrid (Org.). Da língua ao discurso. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005.

CHARTIER, Roger. Os desafios da escrita. São Paulo: Editora Unesp, 2002.

CORRÊA, Manoel Luiz Gonçalves. O modo heterogêneo de constituição da escrita. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2004.

GNERRE, Maurizio. Linguagem, escrita e poder. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2009.

HALL, Stuart. Quem precisa da Identidade? In: SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). Identidade e Diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. São Paulo: Cortez, 2001.

______. Oralidade e escrita. Conferência pronunciada no I Colóquio Franco-Brasileiro sobre Linguagem e Educação. UFRN, 26 a 28 de junho de 1995. Natal: Anais do Colóquio, 1995. p. 1-17.

RICOEUR, Paul. Tempo e narrativa (tomo 1). Tradução Constança Marcondes Cesar. Campinas, São Paulo: Papirus, 1994.

ROJO, Roxane Helena Rodrigues; MOURA, Eduardo (Org.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

STREET, Brian. What's "new" in New Literacy Studies? Critical approaches to literacy in theory and practice. Current Issues in Comparative Education, v. 5, n. 2, p. 77-91. 2003.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

Licença Creative Commons