DA ESCOLA COMO OBRA DE ARTE ÀS IMAGENS DE ESCOLAS REMOTAS EM TELAS FRIAS DIGITAIS

Camilla Borini Vazzoler Gonçalves, Eliana Aparecida de Jesus Reis, Tânia Mara Zanotti Guerra Frizzera Delboni

Resumo


Objetiva entrar em relação com os enunciados discursivos veiculados em diferentes sites, blogs e canais no You Tube, problematizando os modos em que somos afetados por uma imagem de escola que precisa deter o saber e por uma imagem de criança concebida/compreendida como um depósito “vazio” que necessita ser preenchida por informações e dados superfaturados de saber. Metodologicamente, embarcamos em um movimento cartográfico para, no encontro com diferentes sites, analisar enunciados que invadiram as telas frias digitais em tempos de pandemia e adentraram casas de professores e estudantes. Conversando com Deleuze, Guattari, Foucault e Rolnik para “conspirar” conosco essa escrita, no desejo de continuar apostando na criação/invenção de micropolíticas ativas que abrem poros de respiração em meio à sensação de “eu não consigo respirar”.

 


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Referências


CENTELHA. Ruptura. São Paulo: n-1 edições, 2019.

CULP, Andrew. Dark Deleuze pela morte deste mundo. São Paulo: Glac edições, 2020.

DELEUZE, Gilles. Conversações. Trad. Peter Pál Pelbart. 3. ed. São Paulo: Ed. 34, 2013.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Felix. O que é a filosofia? Rio de Janeiro: Editora 34, 2000.

FOUCAULT, Michel. Sobre a Genealogia da Ética: uma revisão do trabalho. In: DREYFUS, Hubert; RABINOW, Paul. Michel Foucault, uma trajetória filosófica. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995.p. 253-278.

NEGRI, Antonio; HARDT, Michael. Declaração: Isto não é um manifesto. São Paulo: n-1 edições, 2014.

ROLNIK, Suely. Esferas da Insurreição: notas para uma vida não cafetinada. São Paulo: N-1, 2018.




DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2021n44p48-54

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Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

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