DA ESCOLA COMO OBRA DE ARTE ÀS IMAGENS DE ESCOLAS REMOTAS EM TELAS FRIAS DIGITAIS
Resumo
Objetiva entrar em relação com os enunciados discursivos veiculados em diferentes sites, blogs e canais no You Tube, problematizando os modos em que somos afetados por uma imagem de escola que precisa deter o saber e por uma imagem de criança concebida/compreendida como um depósito “vazio” que necessita ser preenchida por informações e dados superfaturados de saber. Metodologicamente, embarcamos em um movimento cartográfico para, no encontro com diferentes sites, analisar enunciados que invadiram as telas frias digitais em tempos de pandemia e adentraram casas de professores e estudantes. Conversando com Deleuze, Guattari, Foucault e Rolnik para “conspirar” conosco essa escrita, no desejo de continuar apostando na criação/invenção de micropolíticas ativas que abrem poros de respiração em meio à sensação de “eu não consigo respirar”.
Texto completo:
PDFReferências
CENTELHA. Ruptura. São Paulo: n-1 edições, 2019.
CULP, Andrew. Dark Deleuze pela morte deste mundo. São Paulo: Glac edições, 2020.
DELEUZE, Gilles. Conversações. Trad. Peter Pál Pelbart. 3. ed. São Paulo: Ed. 34, 2013.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Felix. O que é a filosofia? Rio de Janeiro: Editora 34, 2000.
FOUCAULT, Michel. Sobre a Genealogia da Ética: uma revisão do trabalho. In: DREYFUS, Hubert; RABINOW, Paul. Michel Foucault, uma trajetória filosófica. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995.p. 253-278.
NEGRI, Antonio; HARDT, Michael. Declaração: Isto não é um manifesto. São Paulo: n-1 edições, 2014.
ROLNIK, Suely. Esferas da Insurreição: notas para uma vida não cafetinada. São Paulo: N-1, 2018.
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2021n44p48-54
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Linha Mestra - Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026