POLÍTICAS E PROGRAMAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA NO BRASIL: CONDUÇÃO DE PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA NAS SALAS DE ALFABETIZAÇÃO

Rodrigo da Silva Guedes

Resumo


O presente texto traça uma linha histórica das Políticas e Programas de Formação Continuada para professores alfabetizadores a partir da década de 80. Objetiva identificar os programas e as marcas didáticas que são indicadas para as práticas escolares, sobretudo, as táticas relacionadas à leitura e escrita, muito presentes no fazer dos professores alfabetizadores. Com o advento do Construtivismo na década de 80; a “Década da Alfabetização” e os programas de formação continuada para professores alfabetizadores: PCN’s em Ação, PRALER, TRILHAS, PROFA, Letra e Vida, Ler e Escrever, Pró-Letramento, Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, pudemos observar um direcionamento didático acerca das práticas realizadas pelos professores acerca da leitura e escrita em nosso país.

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DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2020n40p38-47

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Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

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