LEITURA E DOCÊNCIA: A PERSPECTIVA DO PNAIC NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR-LEITOR

Ilsa do Carmo Vieira Goulart, Giovanna Rodrigues Cabral

Resumo


Este estudo tem por centralidade a compreensão de como se organizam as propostas de formação docente dos profissionais que atuam na alfabetização, na vertente das ações leitoras. Assim, objetiva-se refletir sobre o processo de formação do professor-leitor nas discussões teóricas dispostas nos cadernos de formação do Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa, por meio da análise documental dos cadernos de formação do PNAIC, com caráter descritivo das marcas teóricas e metodológicas direcionadas à formação do professor-leitor ou de atividades leitoras que exigem ações e posicionamentos pedagógicos. O referencial teórico baseou-se na concepção enunciativa-discursiva da linguagem em Bakhtin, na concepção de leitura como prática social em Chartier, nos estudos de Bronckart sobre as noções de atividade e ação. O estudo aponta para o processo de formação do professor-leitor demarcado por ações leitoras que se articulam num plano motivacional, intencional e interpretativo.


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DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2020n40p%25p

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Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
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