A VOZ QUE CONSTITUI O PROFESSOR

Juarez Francisco da Silva, Evelise Maria Labatut Portilho, Helton Roberto Real

Resumo


Este trabalho é o resultado de interpretação dos memoriais e entrevistas realizadas com grupo de professoras de Ensino Fundamental. A voz dos professores se evidenciou nas entrevistas semiestruturadas e nos memoriais escritos pelos participantes de um curso de formação continuada no Paraná, interpretados de acordo com a fenomenologia hermenêutica. Oferecido pelo grupo de pesquisas em aprendizagem do programa de pós-graduação em Educação de uma Universidade no Paraná, o curso de formação continuada teve encontros quinzenais com a solicitação de tarefas para serem produzidas pelos participantes. Dentre as tarefas, foi solicitado o memorial para cada professora, bem como o grupo de pesquisadores realizou uma entrevista semiestruturada com cada professor participante do curso. As respostas obtidas nas entrevistas e na leitura dos memoriais, contribui para compreender o que os professores reconhecem de si mesmos, quais as razões que os motivaram a escolher a profissão, e o que os constitui como professores na atualidade. O resultado demonstra que essa é uma forma de realizar pesquisas em educação, com resposta imediata e a perspectiva de produzir demandas pertinentes para a formação do professor. A voz do professor se evidenciou nas entrevistas e memoriais, como pessoas que possuem grande energia mobilizada para a profissão, como resultado das experiências de vida.

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Referências


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Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

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