A ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS RIBEIRINHAS

Lúcia Cristina Azevedo Quaresma, Walter da Silva Braga

Resumo


O presente artigo traz uma análise das práticas de alfabetização de crianças ribeirinhas em escolas localizadas nas ilhas do entorno da região urbana de Belém/Pa. Estudo realizado a partir dos relatos de sequências didáticas desenvolvidas por professores alfabetizadores que atuam em escolas ribeirinhas localizadas na região em momento de formação continuada ofertada pela Secretaria Municipal de Educação de Belém, como também no decorrer do acompanhamento pedagógico realizado aos professores. Na análise observou-se mudanças significativas em práticas de leitura e escrita desenvolvida em turmas de alfabetização de crianças diante de um novo projeto de Educação do Campo, por meio da formação de praticantes de leitura e escrita a partir do contexto escolar e cultural ribeirinho na Amazônia. Baseado em Arroyo (2011); Freire (1996) e Lerner (2002), o estudo contextualiza a importância de práticas de alfabetização em escola ribeirinha a partir da articulação dos seus sujeitos, do reconhecimento de seus conteúdos, de sua identidade cultural, de suas necessidades sociais de conhecimento.

Texto completo:

PDF

Referências


ARROYO, Miguel Gonzalez; CALDART, Roseli Salete; MOLINA, Mônica Castagna (Org.). Por uma Educação do Campo. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais Para a Educação Infantil. Brasília: MEC, SEB, 2010.

FEREIRO, Emília; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1985.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996 (Coleção Leitura).

LERNER, Délia. Ler e Escrever na Escola: o real, o possível e o necessário, Porto Alegre, Artmed, 2002.

OLIVEIRA, I. A.; MOTA NETO, J. C.. Saberes Culturais em Práticas de Educação Popular na Amazônia Paraense: Contribuições para uma Epistemologia do Sul. In: OLIVEIRA, I. A.; PIMENTA, Selma. G. (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo, Cortez, 1999.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 2. ed. Belo Horizonte, Autêntica, 2006.

SCHNEUWLY, Bernard.; DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas: Mercado de Letras, 2004.

TRESCASTRO, Lorena. B.; SILVA, Cilene M. V. Sequências didáticas na formação continuada de Professores alfabetizadores. In: IX SIMPÓSIO DE FORMAÇÃO E PROFISSÃO DOCENTE: FORMAÇÃO DE PROFESSORES E POLÍTICAS PÚBLICAS, 2013, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP, Ouro Preto – MG. Anais.. p. 1-13.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

Licença Creative Commons