SEMINÁRIOS DE LEITURA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O INCENTIVO À LEITURA CRÍTICA E AO LETRAMENTO

Ewerton Lucas de Melo Marques, Maria Auxiliadora Bezerra

Resumo


Este artigo objetiva descrever e analisar a realização de um seminário como proposta de ensino, visando envolver alunos do Ensino Fundamental (EF) em práticas efetivas de letramento. Desenvolvemos um projeto de ensino de leitura em turmas de 9º ano, envolvendo o tema bullying presentes na escola e recorrentes em suas vidas. Como proposta de leitura foram discutidos textos multimodais variados, com o intuito de fazer os alunos conhecer o tema e ter condições de se posicionar sobre ele. A divulgação dos resultados foi sob a forma de um seminário de leitura organizado e coordenado pelos alunos (com orientação do professor) e com a participação da direção da escola, de representantes da Secretaria de Educação e professores universitários envolvidos com essa atividade. Como resultado, identificamos uma interação simétrica entre todos, com colaboração, respeito mútuo e autoestima, fazendo-os perceberem que são capazes de produzir eventos de repercussão positiva para a escola e cidade onde moram. Concluímos que seminário de leitura é um recurso didático importante para o incentivo à leitura e ao letramento.

Texto completo:

PDF

Referências


BEZERRA, M. A. Ensino de língua portuguesa e contextos teórico-metodológicos. In: DIONISIO; MACHADO; BEZERRA. Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF, 2016. Disponível em: . Acesso em: dezembro de 2016.

KLEIMAN, A. O processo de aculturação pela escrita: ensino da forma ou aprendizagem da função? In: ______; SIGNORINI, I. (Org.). O ensino e a formação do professor: alfabetização de jovens e adultos. Porto Alegre: Artmed, 2000.

MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONISIO; MACHADO; BEZERRA. Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007.

ROGERS, C. Liberdade para aprender. Belo Horizonte: Interlivros, 1973.

ROJO, R. Pedagogia dos multiletramentos: diversidade cultural e de linguagens na linguagem. In: ______; MOURA. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola, 2012.

______. Cenários futuros para as escolas. Cadernos Educação no Século XXI – Multiletramentos, v. 3, São Paulo: Fundação Telefônica, 2013.

SOLÉ, I. Estratégias de leitura. Porto Alegre: Artmed, 1998.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

Licença Creative Commons