PROCESSOS DE AVALIAÇÃO DESTINADOS ÀS PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: INFLUÊNCIAS DAS AVALIAÇÕES EXTERNAS SOBRE A PROFISSIONALIDADE DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL

Crislainy de Lira Gonçalves, Lucinalva Andrade Ataide de Almeida, Maria Angélica da Silva

Resumo


Considerando a busca por resultados e elevação dos índices de aprendizado dos alunos das séries iniciais do ensino fundamental, este trabalho se inscreve nas discussões sobre os saberes-fazeres em avaliação, propondo analisar nas práticas avaliativas voltadas à alfabetização e letramento as tentativas de controle que atuam sobre a profissionalidade dos professores.

Texto completo:

PDF

Referências


BALL, Stephen J. Diretrizes Políticas Globais e Relações Políticas Locais em Educação. Currículo sem Fronteiras, v. 1, n. 2, p. 99-116, jul./dez. 2001.

BRASIL. INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo escolar da educação básica 2016: notas estatísticas. Brasília 2017.

CERTEAU, M. A invenção do cotidiano: artes de fazer. 22. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

MORAIS, Artur Gomes; ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia. Alfabetização e Letramento: o que são? Como se relacionam? Como “alfabetizar letrando”. In: ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia; LEAL, Telma Ferraz (Org.). A alfabetização de jovens e adultos em uma perspectiva de letramento. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

OLIVEIRA, D. A. Os trabalhadores da educação e a construção política da profissão docente no Brasil. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. especial 1, p. 17-35, 2010. Editora UFPR.

ORLANDI, Eni. Discurso e leitura. São Paulo: Cortez, 2012.

ORLANDI, Eni. Análise de discurso: princípios e procedimentos. Campinas: Pontes, 2005.

PENIN, Sonia; MARTÍNEZ, Miguel. Profissão docente: pontos e contrapontos. São Paulo: Summus, 2009.

ROLDÃO, Maria do Céu Neves. Profissionalidade docente em análise: especificidades do ensino superior e não superior. Nuances: estudos sobre educação – ano XI, v. 12, n. 13, jan./dez. 2005.

SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

Licença Creative Commons