A mão que planeja, desenha

Alice Meirelles Mucheroni, Dulcimeire Aparecida Volante Zanon

Resumo


Este artigo investiga o uso do desenho como ferramenta no planejamento pedagógico na Educação Infantil, com foco na percepção de professoras e nos desafios enfrentados. A pesquisa envolveu a participação de onze docentes em encontros formativos, nos quais elaboraram desenhos de espaços educativos e refletiram sobre seu potencial pedagógico. Os dados revelaram insegurança gráfica e valorização da escrita em detrimento da visual. Apesar disso, o desenho foi reconhecido como recurso potente para expressar ideias, organizar o pensamento e comunicar intenções pedagógicas. O estudo destaca a importância de formações continuadas que estimulem o uso do desenho como linguagem legítima na prática docente, a fim de enriquecer o olhar educativo e favorecer o planejamento.


Palavras-chave


Educação infantil; Planejamento pedagógico; Desenho

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DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2025n56p397-412

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