Educação estética: as influências de Friedrich Schiller na literatura romântica brasileira

Eliene Farias Silva, Carlos Farias Silva

Resumo


Este artigo apresenta algumas das influências das ideias de Friedrich Schiller acerca da Educação estética  do homem na literatura romântica brasileira, especificamente na obra de Gonçalves Dias e de Álvares de Azevedo. O estudo foi realizado com base nas cartas de Schiller (2002), que discorrem sobre “A educação estética do homem”, endereçadas ao duque  Frédéric-Christian de Schleswig-Holstein. A investigação foi construída a partir da compreensão do contexto histórico em que as ideias Schillerianas foram produzidas, a saber: a Revolução Francesa. A discussão realizada no artigo conta também com as contribuições teóricas de autores que se dedicaram ao estudo do tema abordado. Evidenciou-se os diálogos possíveis entre a teoria schilleriana e a obra literária dos escritores românticos citados.


Palavras-chave


Educação estética; Friedrich Schiller; Romantismo brasileiro

Texto completo:

PDF

Referências


ANDRADE, Alexandre de Melo. Álvares de Azevedo e Friedrich Schiller: possíveis diálogos entre a literatura e a filosofia do Romantismo. Revista Crioula, São Paulo, v. 1, n. 4, p. 1-13, 2008. Disponível em: https://revistas.usp.br/crioula/article/view/54046/57976. Acesso em: 13 dez. 2024.

ANTUNES, Jadir. Schiller e a educação estética e revolucionária do homem. Revista Dialectus, Fortaleza, ano 4, n. 10, p. 61-77, jan./jun. 2017. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/28066/1/2017_art_jantunes.pdf. Acesso em: 12 dez. 2024.

BARBOSA, Ricardo. Educação estética, educação ‘sentimental’: um estudo sobre Schiller: Artefilosofia, Ouro Preto, n. 17, p. 146-169, 2014.

BERTIN, Claude. Os grandes julgamentos da história: Luis XVI - Danton. São Paulo: Otto Pierre Editores, 1978.

PIVA, P. J. L. Ateísmo e comunismo: o lugar de Jean Meslier na filosofia política das luzes. Cadernos de Ética e Filosofia Política, São Paulo, v. 2, n. 07, p. 99-108, 2019. Disponível em:

https://www.revistas.usp.br/cefp/article/view/163426. Acesso em: 20 jan. 2024.

SCHILLER, Friedrich. A educação estética do homem numa série de cartas. Trad. R. Schwarz e M. Suzuki. São Paulo: Iluminuras, 2002.

SENNA, Sabrina Paradizzo. Schiller: a relação entre arte e Estado nas cartas de educação estética. Aurora: Revista de Arte, Mídia e Política. Marília, v. 10, n. 28, p. 163-176, 2017.

SOUSA, Selmy Menezes de. Cultura estética em Friedrich Schiller. Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia. Marília, v. 10, n. 25, p. 25-39, 2018. Disponível em:

https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/8592. Acesso em:12 dez. 2024.

VOLOBUEF, Karin. Friedrich Schiller e Gonçalves Dias. Pandaemonium Germanicum. Revista de Estudos Germanísticos, São Paulo, n. 9, p. 77-90, 2005.

VOVELLE, Michel. A Revolução Francesa 1789-1799. Trad. M. Echalar. 2. ed., São Paulo: Editora Unesp Digital, 2019. [recurso eletrônico].




DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2025n56p202-217

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

Licença Creative Commons