Os ritmos da aprendizagem psicodélica: imagética e sentido nas intersecções entre movimento e tempo

Alessandro Gonçalves Campolina, Patrícia Skolaude Dini, Thiago Batista da Silva, Rodrigo Reis Rodrigues

Resumo


Nos últimos anos, o “Renascimento Psicodélico” tem propiciado perspectivas disruptivas para a experimentação nas artes, filosofias e ciências. Neste contexto, a experiência psicodélica torna visível a potência do tempo como duração, expressão intensiva do devir. A imagética psicodélica opera como um “quase-cinema”, articulando tempos heterogêneos e emergências singulares, no desterritorializar da percepção. O tempo devém força criadora, desestabiliza formas dadas e instaura sentidos por meio da decomposição e recomposição incessante do visível e do sensível. Em intersecção com a filosofia de Henri Bergson, este trabalho pretende explorar a imagética das experiências com substâncias psicodélicas, em busca de um aprendizado a partir da intensificação dos estados de consciência.

Palavras-chave


Psicodélicos; Aprendizagem; Bergson

Texto completo:

PDF

Referências


BERGSON, H. Matéria e memória. 3ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

CARHART-HARRIS, R. L., FRISTON, K. J. Rebus and the anarchic brain: toward a unified model of the brain action of psychedelics. Pharmacological Reviews, v. 71, n. 3, p. 316–44, 2019.

DELEUZE, G. Bergsonismo. São Paulo: Editora 34, 1999.

DELEUZE, G. Cinema 2: a imagem-tempo. Lisboa: Assírio & Alvim, 2006.

DELEUZE, G. Cinema 1: a imagem-movimento. Lisboa: Assírio & Alvim, 2009.

HARTOGSOHN I. Constructing drug effects: a history of set and setting. Drug Sci Policy Law, v. 3, n. 1, p.1-17, 2017.

HARTOGSOHN, I. The meaning-enhancing properties of psychedelics and their mediator role in psychedelic therapy, spirituality, and creativity. Front Neurosci, v. 12, n. 129, p. 1-5, 2018a.

HARTOGSOHN, I. The meaning-enhancing properties of psychedelics and their mediators. Journal of Psychopharmacology, v. 32, n. 7, p. 725–731, 2018b.

LETHEBY, C. Philosophy of psychedelics. Oxford: Oxford University Press, 2021.

MARSHALL, P. Mystical encounters with the natural world: experiences and explanations. New York: Oxford University Press, 2005.

NUTT, D.; CARHART-HARRIS, R. The current status of psychedelics in psychiatry. JAMA Psychiatry, v. 78, n. 2, p. 121-122, 2021.

SWANSON, L. R. Unifying theories of psychedelic drug effects. Front Pharmacol, v. 9, n. 172, p. 1-23, 2018.

TIMMERMANN, C.; WATTS, R.; DUPUIS, D. Towards psychedelic apprenticeship: developing a gentle touch for the mediation and validation of psychedelic-induced insights and revelations. Transcult Psychiatry, v. 59, n. 5, p. 691-704, 2022.

WHITEHEAD, A. N. Os fins da educação. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1969.

VARELA, F. J. The specious present: a neurophenomenology of time consciousness. In: PETITOT, J.; VARELA, F. J.; PACHOUD, B.; ROY, J. M. (eds.). Naturalizing phenomenology: issues in contemporary phenomenology and cognitive science. Stanford: Stanford University Press, p. 266-314, 1999.




DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2025n55p34-46

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

Licença Creative Commons