Entre narrativas e ensino: experiências de um estágio interdisciplinar
Resumo
No início de 2023, estudantes de licenciaturas distintas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) realizaram estágio em uma escola pública de Campinas - SP e desenvolveram, em parceria com a instituição de ensino, um projeto sobre imagem corporal para o oitavo ano do ensino fundamental. Nessa experiência, os estudantes vivenciaram um processo de aprendizagem com a reflexão sobre a prática pedagógica, a integração de diferentes saberes, em um projeto que respondesse às necessidades dos alunos e a elaboração de narrativas para compartilhar os aprendizados. Assim, neste texto, apresentamos o campo de estágio a partir das narrativas construídas pelos estudantes e destacamos a relevância de narrar-se na licenciatura, compartilhando essas experiências para disseminar tal prática.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
AMARAL, Mateus Henrique. Relatório: estágio supervisionado. Piracicaba: Faculdade de Ciências Humanas. Universidade Metodista de Piracicaba, 2016.
BAKHTIN, Mikhail. Problemas da poética de Dostoiévski. Trad. P. Bezerra. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1997.
BARBIER, René. A pesquisa-ação. Trad. L. Didio. Brasília: Liber Livro, 2002.
BARROS, Daniela Dias. Imagem corporal: a descoberta de si mesmo. SciELO, v. 12, n. 2, p. 547-554, maio-ago. 2005.
BOAL, Augusto. 2º exercícios e jogos para o ator e o não-ator com vontade de dizer algo através do teatro. 4. ed. Editora Civilização Brasileira, Rio de Janeiro, 1982.
CAMPINAS. Secretaria Municipal de Educação. Departamento Pedagógico. Assessoria de Currículo. Diretrizes Curriculares da Educação Básica para o Ensino Fundamental – anos finais: um processo contínuo de reflexão e ação. 2. ed. Campinas: Prefeitura Municipal de Campinas, 2015
GERALDI, João. Wanderley. A aula como acontecimento. Jundiaí: Pedro & João Editores, 2015.
LE BRETON, David. A sociologia do corpo. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2007.
LIMA, Maria Emília Caixeta de Castro; GERALDI, Corinta Maria Grisolia; GERALDI, João Wanderley. O trabalho com narrativas na investigação em educação. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 31, n. 01, p. 17-44, jan./mar. 2015.
NERY, Eliana. Alfabetização e letramento: uma perspectiva sociocultural. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2006.
RIOS, Terezinha. A dimensão ética da aula ou o que nós fazemos com eles. In: VEIGA, I. P. A. (org.). Aula: gênese, dimensões, princípios e práticas. Campinas: Papirus, 2008, p. 73-93.
VARANI, Adriana. CAMPOS, Cristina Maria; ROSSIN, Elizabeth. A formação humana integra a educação integral? O que as práticas pedagógicas têm a nos dizer. Cadernos de Pesquisa, v. 49, n. 149, p. 1-24, 2019. DOI:10.1590/198053143553.
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2024n52p491-505
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Linha Mestra - Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026