A contribuição da sequência didática no desenvolvimento do gênero petição inicial para ingressantes do curso de direito

Alessandra Gomes Varisco, Milena Moretto

Resumo


Muitos estudantes ingressam no curso de Direito com dificuldades de leitura e escrita, podendo prejudicá-los na trajetória acadêmica e profissional. Diante disso, elaboramos um modelo didático do gênero petição inicial e uma sequência didática correspondente para ser trabalhada com estudantes do segundo semestre de um curso de Direito de uma instituição de ensino superior. Aqui, o objetivo é compreender se a sequência didática contribui para o desenvolvimento das capacidades de linguagem e o letramento jurídico dos estudantes. Para isso, pautamo-nos na perspectiva enunciativo-discursiva e nas orientações metodológicas dos didaticistas genebrinos. Os resultados indicam o desenvolvimento das capacidades de linguagem dos estudantes, suscitando reflexões sobre a relevância do trabalho.

Palavras-chave


Capacidades de linguagem; Letramento jurídico; Petição inicial

Texto completo:

PDF

Referências


BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 2. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 1997.

DOLZ, Joaquim; GAGNON, Roxane; DECÂNDIO, Fabrício. Os gêneros textuais como unidade de trabalho. In: DOLZ, Joaquim. Produção escrita e dificuldades de aprendizagem. Adaptação Joaquim Dolz e Fabrício Decândio; tradução Fabrício Decândio e Anna Rachel Machado. Campinas: Mercado de Letras, 2011, p. 39-50.

DOLZ-MESTRE, Joaquim; PASQUIER, Auguste; BRONCKART, Jean-Paul. A aquisição do discurso: a emergência de uma competência ou aprendizagem de diferentes capacidades de linguagem? Nonada: Letras em Revista, n. 28, p. 1-19, 2017.

DOLZ, Joaquim; NOVERRAZ, Michèle; SCHNEUWLY, Bernard. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: DOLZ , J.; SCHNEUWLY, B. (org.). Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2010, p. 81-108.

MORETTO, Milena. O trabalho com o texto na universidade: uma análise discursiva. Rev. educ. PUC-Camp., Campinas, v. 22, n. 1, p. 65-76, jan./abr., 2017.

ZAVALA, V. Quem está dizendo isso? letramento acadêmico, identidade e poder no ensino superior. In: VOVIO, C; SITO, L.; GRANDE, P. (org.). Letramentos: rupturas, deslocamentos e repercussões de pesquisa em linguística aplicada. Campinas: Mercado de Letras, 2010, p. 71-95.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

Licença Creative Commons