A lógica mercantil-privada na relação entre educação e economia no ensino superior
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ASSMANN, Hugo. Reencantar a educação: rumo à sociedade aprendente. Petrópolis: Vozes, 2014.
BIANCHETTI, Lucídio; SGUISSARDI, Valdemar. Da universidade à commoditycidade. Campinas: Mercado De Letras; 2017.
CASSIO, Fernando. Educação contra a barbárie. São Paulo: Boitempo, 2019.
CATINI, Carolina. Empreendedorismo, privatização e o trabalho sujo na educação. Revista USP, 2020, p.53-68.
COELHO, Allan da Silva. Superar a educação cúmplice da exclusão da juventude. Revista Espaço Acadêmico. v.11, n 129, 2012.
COELHO, Allan da Silva. Horizontes de plausibilidade sob a crítica da filosofia: entre luzes, horrores e vítimas. Rev. Reflex, Santa Cruz do Sul, v. 26, n. 3, p. 34-51, set. 2018.
COELHO, Allan da Silva. Conhecer no/pelo sofrer: a vítima como sujeito no testemunho e na transgressão. Horizontes, v. 38, n. 1, p. e020055, 2020.
COELHO, Allan da Silva. Paulo Freire e o Papa Francisco: diálogo sobre discernimento e educação ecológica na Laudato Si. Rev. Pistis Prax., Curitiba, v. 13, n. 2, p. 912-930, maio/ago. 2021a.
COELHO, Allan da Silva. Fé capitalista e a devoção dos cristãos: o sacrifício dos direitos dos pobres. In. ALMEIDA, F.; CHACON, F. (org.). Fé cristã e direitos humanos. São Paulo: Loyola, p. 281-292, 2021b.
COELHO, Allan da Silva. Capitalismo como religião: Walter Benjamin e os teólogos da libertação. São Paulo: Recriar, 2021c.
DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. A nova razão do mundo: ensaio para a sociedade neoliberal. Trad. M. Echalar, São Paulo: Boitempo, 2016.
DIRETORIA DE ESTATÍSTICAS EDUCACIONAIS - DEED. Resumo técnico do Censo da Educação Superior 2021. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2023. [recurso eletrônico] Disponível em https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/resumo_tecnico_censo_da_educacao_superior_2021.pdf. Acesso em: 10 jun. 2023.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 82. Ed., Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2022.
JAMESON, Fredric. A cultura do dinheiro: ensaios sobre a globalização. Petrópolis: Vozes, 2001.
LAVAL, Christian. A escola não é uma empresa: o neoliberalismo em ataque ao ensino público. Trad. M. Echalar, São Paulo: Boitempo, 2019.
MALAFATTI, Fernanda. Educação em direitos humanos na perspectiva da justiça: as vítimas e a reinvenção do mundo. 2022, 187f. Tese (Doutorado em Educação) –Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP, Piracicaba, 2022.
MALI, Tiago, Mercado de ensino superior tem concentração recorde. Poder 360, Brasil à Frente, 24 de dezembro de 2022, Brasília. Disponível em: https://www.poder360.com.br/economia/mercado-de-ensino-superior-tem-concentracao-recorde/. Acesso em: 08 mar. 2023.
SLACK, Nigel et al. Administração da produção. Trad. H. Correa e I. Gianesi. São Paulo: Atlas, 1999.
SGUISSARDI, Valdemar. Modelo de expansão da educação superior no Brasil: predomínio privado/mercantil e desafios para a regulação e a formação universitária. Educ. Soc., Campinas, v. 29, n. 105, p. 991-1022, set./dez. 2008.
SUNG, Jung Mo. Educar para reencantar a vida. Petrópolis: Vozes, 2006.
SUNG, Jung Mo; COELHO, Allan da Silva. Capitalismo como religião: uma revisão teórica da relação entre religião e economia na modernidade. Horizonte. Belo Horizonte, v. 17, n. 53, p. 651-675, maio/ago. 2019.
THOMPSON, E. P. Costumes em comum: estudos sobre a cultura popular tradicional. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Linha Mestra - Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026