Banquete literário: vivências e práticas formativas para educadores
Resumo
O “Banquete literário” é fruto de uma vivência exitosa de prática formativa com educadores da SEMEC-Belém/PA, ocorrida na I Festa Literária de Belém (FLIBE), com tema central “Cidade Leitora: Belém das poéticas e saberes”. Essa proposta formativa trouxe importantes discussões como: conflitos, estigmas, preconceitos, vitórias, curiosidades, descobertas, dialogando a nossa própria condição humana, além do mais representou ser um momento de celebração viva da palavra tendo como proposta fomentar a leitura literária, arte, poesia, saberes e diversidades. Díaz (2010), Freire (2001, 2018), hooks (2017) e Rufino (2019) são a fundamentação teórico-metodológica para o estudo e execução do presente banquete.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ALMEIDA, Emerson Rocha de; SANTOS, Tania Martins. O banquete como artifício literário no Evangelho de Lucas. Calíope: Presença Clássica (separata 9), Rio de Janeiro, n. 44, p. 4-23, abr. 2023. DOI: https://doi.org/10.17074/cpc.v1i44.5350. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/caliope/article/view/53505. Acesso em: 10 jul. 2023.
CANDIDO, Antonio. Literatura e sociedade. 9. ed. rev. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2006.
DÍAZ, Cristhian James. Hacia una pedagogía en clave decolonial: entre aperturas, búsquedas y posibilidades. Tabula Rasa, Bogotá, n. 13, p. 217-233, jul-dez. 2010. Disponível em: http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1794-24892010000200009&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 24 out. 2022.
FREIRE, Paulo. Conscientização. São Paulo: Cortez, 2018.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 19. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2001.
GROSSI, Esther Pillar. A festa está dentro de nós. In: A festa está dentro de nós. São Paulo: Argumento, 2012.
hooks, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. Trad. M. B. Cipolla. 2. ed. São Paulo: WMF, Martins Fontes, 2017.
LERNER, Delia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. Trad. E. Rosa. Porto Alegre: Artmed, 2002.
RUFINO, Luiz. Pedagogia das entrecruzilhadas. Rio de Janeiro: Mórula Editorial, 2019.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Linha Mestra - Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026