Banquete literário: vivências e práticas formativas para educadores

Rosalina Albuquerque Henrique, Izabel Conceição Nascimento Costa dos Santos, Kátia Cilene Nina Santos, Sérgio Renato Lima Pinto, Iza Cristina Prado da Luz Gaspar, Walter da Silva Braga, Rita de Cássia Bastos Silva, Edilene Pinheiro Guerra

Resumo


O “Banquete literário” é fruto de uma vivência exitosa de prática formativa com educadores da SEMEC-Belém/PA, ocorrida na I Festa Literária de Belém (FLIBE), com tema central “Cidade Leitora: Belém das poéticas e saberes”. Essa proposta formativa trouxe importantes discussões como: conflitos, estigmas, preconceitos, vitórias, curiosidades, descobertas, dialogando a nossa própria condição humana, além do mais representou ser um momento de celebração viva da palavra tendo como proposta fomentar a leitura literária, arte, poesia, saberes e diversidades. Díaz (2010), Freire (2001, 2018), hooks (2017) e Rufino (2019) são a fundamentação teórico-metodológica para o estudo e execução do presente banquete.


Palavras-chave


Banquete literário; Festa literária; Prática formativa

Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, Emerson Rocha de; SANTOS, Tania Martins. O banquete como artifício literário no Evangelho de Lucas. Calíope: Presença Clássica (separata 9), Rio de Janeiro, n. 44, p. 4-23, abr. 2023. DOI: https://doi.org/10.17074/cpc.v1i44.5350. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/caliope/article/view/53505. Acesso em: 10 jul. 2023.

CANDIDO, Antonio. Literatura e sociedade. 9. ed. rev. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2006.

DÍAZ, Cristhian James. Hacia una pedagogía en clave decolonial: entre aperturas, búsquedas y posibilidades. Tabula Rasa, Bogotá, n. 13, p. 217-233, jul-dez. 2010. Disponível em: http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1794-24892010000200009&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 24 out. 2022.

FREIRE, Paulo. Conscientização. São Paulo: Cortez, 2018.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 19. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2001.

GROSSI, Esther Pillar. A festa está dentro de nós. In: A festa está dentro de nós. São Paulo: Argumento, 2012.

hooks, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. Trad. M. B. Cipolla. 2. ed. São Paulo: WMF, Martins Fontes, 2017.

LERNER, Delia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. Trad. E. Rosa. Porto Alegre: Artmed, 2002.

RUFINO, Luiz. Pedagogia das entrecruzilhadas. Rio de Janeiro: Mórula Editorial, 2019.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

Licença Creative Commons