‘Conta pra Mim’: usos e abusos nas adaptações literárias para o público infantil
Resumo
Neste trabalho, buscamos depreender representações da leitura e do leitor compartilhadas pelos responsáveis do programa “Conta pra Mim” (BRASIL, 2020) inscritas em adaptações literárias fornecidas pelo programa para o público infantil de camada popular. A partir de princípios da Análise do Discurso e da História Cultural da leitura, analisamos a adaptação do conto ‘João e Maria’ de Rosana Mont’Alvernee, publicada em 2020 para o acervo do programa. Comparamos esta adaptação com a versão deste conto de autoria dos Irmãos Grimm, traduzida e publicada pela Editora Cosac & Naify em 2012. Constatamos supressões do enredo, alterações na narrativa, escolhas linguísticas e imagéticas que demonstram um excesso de didatização na linguagem e que atuam na edulcoração da narrativa, reforçando uma visão miserabilista acerca do público-alvo.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Alfabetização Política Nacional de Alfabetização: PNA. Brasília: MEC, SEALF, 2019a. Disponível em http://portal.mec.gov.br/images/banners/caderno_pna_final.pdf. Acesso em: 20 set. 2021.
BRASIL. Decreto n. 9.765, de 11 de abril de 2019b. Institui a Política Nacional de Alfabetização. Diário Oficial da União. Brasília, ed. 70-A. seção: 1, extra, p. 15, 11 abr. 2019b. Disponível em https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2019/decreto/d9765.htm. Acesso em: 27 set. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Gabinete do Ministro. Portaria nº 421, de 23 de abril de 2020: institui o Conta pra Mim, programa de literacia familiar do Governo Federal. Diário Oficial da União. Brasília, nº 78, p. 181, 24 abr. 2020. Disponível em https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-421-de-23-de-abril-de-2020-253758595. Acesso em: 27 set. 2021.
COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil: teoria-análise-didática. São Paulo: Moderna, 2000.
COLASANTI, Marina. Não conta pra mim. Marina Colassanti. Disponível em: https://www.marinacolasanti.com/2020/10/nao-conta-pramim.html?m=1. Acesso em: 12 nov. 2020.
CURCINO, Luzmara; AMARAL FANCIO, Adriana. Cícera. De novo essa mesma história... uma análise de representações do leitor popular no programa ‘Conta pra mim’. Linha Mestra, Campinas, n. 45, p. 23-33, set./dez. 2022. Disponível em: https://lm.alb.org.br/index.php/lm/article/view/898/859. Acesso em: 20 mar. 2022.
FOUCAULT, Michel. A ordem dos discursos. Rio de Janeiro: Edições Loyola, 2012.
GAMA-KHALIL, Marisa Martins; BORGES, Lilliân Alves; OLIVEIRA-IGUMA Andréia de. “Espiar pra dentro”: os temas fraturantes e a reelaboração dos sujeitos. Rio de Janeiro: Dialogarts, 2022.
GREGOLIN, Maria do Rosario. Oh, bendito o que semeia livros, livros a mão cheia! Letramento, pandemia e exclusões sociais no Brasil. Heterotópica, v. 3; n. 1, p. 64-89, jan./jun. 2021.Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/RevistaHeterotopica/article/view/59032. Acesso em: 15 jun. 2023.
LAJOLO, Marisa. ZILBERNAM, Regina. Literatura infantil brasileira: história ε histórias. 6. ed. São Paulo: Ática, 2007.
MONT’ALVERNEE, Rosana. João e Maria. Brasília: MEC: Sealf, 2020. (Coleção Conta pra Mim).
OLIVEIRA, Jessica de; CURCINO, Luzmara; RODRÍGUEZ, Marta Neira. Dom Quixote e sua saga editorial: uma análise comparada de adaptações galegas e brasileiras para o público infantil. Fragmentum, Santa Maria, n. 57, p. 195-214, jan./jun. 2021. Disponível: https://periodicos.ufsm.br/fragmentum/article/view/63727. Acesso em: 4 mar. 2023.
RAMOS, Ana Margarida.; FONSECA, Ana. Daniela. Tendências da literatura juvenil contemporânea: os temas fraturantes na obra de Ana Saldanha. LITERARTES, n. 4, p. 89-106, 2015. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/literartes/article/view/89312/107522. Acesso em: 6 mar. 2023.
RÖHRIG, Christine. Coletânea contos maravilhosos infantis e domésticos de Jacob e Wilhelm Grimm. São Paulo: Cosac Naify, 2014.
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2024n52p153-168
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Linha Mestra - Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026