O (não) lugar da literatura na EJA: o que propõem os documentos oficiais?

Simone Lopes Benevides

Resumo


O objetivo desse artigo é verificar como se posicionam alguns documentos oficiais quanto ao ensino de Literatura na Educação de Jovens e Adultos, a saber: Parâmetros Curriculares Nacionais, Base Nacional Comum Curricular e as Propostas Curriculares da EJA. Em nossa hipótese, parace haver certo descompasso entre tais documentos e estudos no campo do ensino de literatura. Tal como no ensino regular, compreendemos que na EJA a Literatura é vital na formação crítica dos alunos, que trazem saberes prévios e intuitivos, visões de mundo talhadas pelas origens e traços culturais, pelas vivências familiar e laboral. Produzindo mais perguntas do que respostas, a Literatura promove reflexões críticas, que ressignificam suas experiências e despertam o senso estético e crítico


Palavras-chave


Literatura; Educação de jovens e adultos; Documentos oficiais.

Texto completo:

PDF

Referências


BENVENUTI, Juçara. O dueto leitura e literatura na educação de jovens e adultos. São Paulo: Mediação, 2012.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa. Brasília: Ministério da Educação/SEF, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/portugues.pdf. Acesso em: 10 mar. 2018.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino médio: parte II – linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: Ministério da Educação/SEF, 2000. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/14_24.pdf. Acesso em: 10 set. 2018.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Educação para Jovens e Adultos: ensino fundamental: proposta curricular: 1º segmento. 3. ed. São Paulo: Ação Educativa; Brasília: MEC, 2001. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/eja/propostacurricular/primeirosegmento/propostacurricular.pdf. Acesso em: 10 ago. 2018.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Proposta Curricular para a Educação de Jovens e Adultos: segundo segmento do ensino fundamental (5º a 8º séries). Brasília: Secretaria de Educação Fundamental, 2002. v. 2. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/vol2_linguaportuguesa.pdf. Acesso em: 10 ago. 2018.

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília: Ministério da Educação, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 20 ago. 2019.

CADEMARTORI, Ligia. O professor e a literatura para pequenos, médios e grandes. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2016.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. 49. ed. São Paulo: Cortez, 2008.

LAJOLO, Marisa. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. 6. ed. São Paulo: Ática, 2000.

LEAHY-DIOS, Cyana. Língua e literatura: uma questão de educação? São Paulo: Papirus, 2001.

LOPES, Simone da Silva. “Trouxeste a chave?”: embarcando na fantasia da casa da madrinha. 2011. 85f. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) – Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2011.

PEREIRA, Maria Teresa Gonçalves. A leitura da literatura na educação de jovens e adultos. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE LETRAS E LINGUÍSTICA, 3., 2013. Anais [...]. Uberlândia, MG: EDUFU, 2013. Disponível em: http://www.ileel.ufu.br/anaisdosilel/wp-content/uploads/2014/04/silel2013_310.pdf. Acesso em: 10 ago. 2019.p.1-10.




DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2024n52p239-251

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

Licença Creative Commons