O (não) lugar da literatura na EJA: o que propõem os documentos oficiais?
Resumo
O objetivo desse artigo é verificar como se posicionam alguns documentos oficiais quanto ao ensino de Literatura na Educação de Jovens e Adultos, a saber: Parâmetros Curriculares Nacionais, Base Nacional Comum Curricular e as Propostas Curriculares da EJA. Em nossa hipótese, parace haver certo descompasso entre tais documentos e estudos no campo do ensino de literatura. Tal como no ensino regular, compreendemos que na EJA a Literatura é vital na formação crítica dos alunos, que trazem saberes prévios e intuitivos, visões de mundo talhadas pelas origens e traços culturais, pelas vivências familiar e laboral. Produzindo mais perguntas do que respostas, a Literatura promove reflexões críticas, que ressignificam suas experiências e despertam o senso estético e crítico
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PDFReferências
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DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2024n52p239-251
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e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026