Biblioteca e práticas de leitura de alunos de cursos técnicos integrados ao ensino médio
Resumo
Este estudo consiste em uma investigação sobre práticas de leitura de alunos do terceiro ano dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio e pertencentes a um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Nessas vivências, enfatizou-se aspectos relacionados à frequência e ao uso da Biblioteca. Analisou-se relatórios de empréstimo gerados pelo sistema da Biblioteca; além disso, 13 alunos e a bibliotecária coordenadora responderam a um questionário on-line. Por meio dos resultados alcançados, foram propostas atividades de leitura integrando Biblioteca, professor, aluno e comunidade em geral, motivando a realização de práticas de leitura no espaço analisado.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 1998.
KLEBIS, C. E. O. Leitura na escola: problemas e tentativas de solução. In: SILVA, E. T. (org.). Leitura na escola. São Paulo: Global: Associação de Leitura do Brasil, 2008. p. 33-46.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2. ed. Rio de Janeiro: E.P.U., 2014.
MARTINS, W. A palavra escrita: história do livro, da imprensa e da biblioteca. 3.ed. São Paulo: Ática, 2002.
MOUTINHO, S. O. M. Práticas de leitura na cultura digital de alunos do ensino técnico integrado do IFPI – Campus Teresina do Sul. 2014. 186f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS, São Leopoldo, 2014.
OLIVEIRA, T. R. F.; CAVALCANTE, L. F. B. Biblioteca escolar: espaço que cria laços de pertencimento. Biblionline, João Pessoa, v. 13, n. 3, p. 30-42, jul./set. 2017. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/biblio/article/view/36256/19245. Acesso em: 11 ago. 2022.
SANTOS, M. A. B.; GRACIOSO, L. S.; AMARAL, R. M. As bibliotecas dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: uma análise de literatura científica. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 14, n. 2, maio/ago. 2018.
SILVA, E. T. Cidadania cultural: a importância e a necessidade de bibliotecas escolares e públicas. CRB-8 Digital, v. 1, n. 3, p. 19-27, 2008.
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2024n52p134-143
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Linha Mestra - Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026