O cinismo e as práticas de existência como ensino para a vida
Resumo
Trata-se de uma investigação das práticas de existência como ensino para a vida. A releitura de A Coragem da Verdade revela um caminho possível de resgate dessa questão na relação mestre-discípulo filosófica que encontra reflexões na ideia de Filosofia como armadura de vida. Cuida-se de um escrito teórico acerca das possibilidades de reflexão levantadas pelo filósofo francês nesse Curso. Diz respeito ao que somos e ao que dispomos nesse encontro com o outro. Com raiz na prática socrática, essa derivação cínica da Filosofia Antiga pode ser pensada como uma atividade de ensino em meio à rua, em campo aberto. Dessa forma, pretende-se resgatar elementos dos cínicos para pensar o presente das práticas de ensino e problematizar o dizer-verdadeiro do mestre dentro e fora da sala de aula.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
BÁRCENA ORBE, Fernando. Maestros y discípulos. Madrid: Ápeiron Ediciones, 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria n. 2.117, de 6 de dezembro de 2019. Brasília: DOU, Edição n. 239, de 11.dez. 2019, Seção 1, p. 131. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-2.117-de-6-de-dezembro-de-2019-232670913. Acesso em: 31. jul. 2023.
ELLUL, Jacques. A técnica e o desafio do século. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1968.
FOUCAULT, Michel. A hermenêutica do sujeito. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2014.
FOUCAULT, Michel. Governo de si e dos outros. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2018.
FOUCAULT, Michel. A coragem da verdade. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011.
SANTOS, Milton. A natureza do espaço. 2. ed. São Paulo: Hucitec, 1997.
SIMONDON, Georges. Do modo de existência dos objetos técnicos. Rio de Janeiro: Contraponto, 2020.
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2023n51p236-245
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Linha Mestra - Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026