O cinismo e as práticas de existência como ensino para a vida

David da Silva Pereira, Silvana Dias Cardoso Pereira

Resumo


Trata-se de uma investigação das práticas de existência como ensino para a vida. A releitura de A Coragem da Verdade revela um caminho possível de resgate dessa questão na relação mestre-discípulo filosófica que encontra reflexões na ideia de Filosofia como armadura de vida. Cuida-se de um escrito teórico acerca das possibilidades de reflexão levantadas pelo filósofo francês nesse Curso. Diz respeito ao que somos e ao que dispomos nesse encontro com o outro. Com raiz na prática socrática, essa derivação cínica da Filosofia Antiga pode ser pensada como uma atividade de ensino em meio à rua, em campo aberto. Dessa forma, pretende-se resgatar elementos dos cínicos para pensar o presente das práticas de ensino e problematizar o dizer-verdadeiro do mestre dentro e fora da sala de aula.


Palavras-chave


Cinismo; Foucault; Práticas de ensino

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Referências


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DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2023n51p236-245

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