Quem é Flicts? Mediação de leitura e temática da inclusão em textos de crianças do 3º ano do ensino fundamental
Resumo
O artigo tem por objetivo investigar a representação do personagem Flicts, por crianças do 3º ano do Ensino Fundamental, na produção e ilustração de textos a partir da mediação de leitura da obra literária Flicts, de Ziraldo. A metodologia de coleta de dados compreendeu a mediação de leitura por andaimagem em atividades de pré-leitura, durante a leitura e pós-leitura, em sala de aula de uma turma do 3º ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública municipal de Belém - PA, Brasil, composta por vinte e uma crianças, de oito a nove anos de idade. Na análise, observou-se que as crianças se posicionaram de maneira respeitosa e solidária ao Flicts, revelando percepção da diversidade das cores e sensibilidade para a inclusão e/ou exclusão do diferente.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
AMARILHA, Marly; FREITAS, Alessandra Cardozo de. Os caminhos da poesia na escola: som, imagem, pensamento. In: AMARILHA, M. (org.). Educação e leitura: desafios e criatividade. Campinas: Mercado de Letras, 2016, p. 25-118.
BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. 13.ed. Trad. M. Lahud e Y. Frateschi Vieira. São Paulo: Hucitec, 2009.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017.
BRASIL. Ministério da Educação. Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva. Brasília: MEC, 2007.
COLOMER, Teresa. A formação do leitor literário: narrativa infantil e juvenil atual. Trad. L. Sandroni. São Paulo: Global, 2003.
COLOMER, Teresa. Andar entre livros: a leitura literária na escola. Trad. L. Sandroni. São Paulo: Global, 2007.
D’AMBROSIO, Oscar. Flicts: a cor em busca de um lugar. Disponível em: https://www.unesp.br/aci/jornal/225/flicts.php. Acesso em: 25 set. 2020.
CRUZ, Felipe Branco. Os 50 anos de Flicts. UOL entretenimento, 28 maio 2019. Disponível em: https://entretenimento.uol.com.br/reportagens-especiais/50-anos-de-flicts-do-ziraldo/. Acesso em: 25 set. 2020.
GRAVES, Michael F.; GRAVES, Bonnie B. The scaffolding reading experience: a flexible framework for helping students get the most out of text. Reading, Cambridge, v. 29, n. 1, p. 29-34, apr. 1995.
VIGOTSKY, Lev Semenovich. A formação social da mente. Trad. J. Cipolla Neto, L. S. M. Barreto e S. C. Afeche. 5.ed. São Paulo: Martins Fontes, 1994.
VIGOTSKY, Lev Semenovich. Imaginação e criação na infância: ensaio psicológico. Trad. Z. Prestes. São Paulo: Ática, 2009.
ZIRALDO. Flicts. 39. ed. São Paulo: Melhoramentos, 2002.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Linha Mestra - Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026