Quem é Flicts? Mediação de leitura e temática da inclusão em textos de crianças do 3º ano do ensino fundamental

Lorena Bischoff Trescastro, Vania Maria Batista Sarmanho, Cilene Maria Valente da Silva, Lúcia Cristina Azevedo Quaresma, Simone de Jesus da Fonseca Loureiro

Resumo


O artigo tem por objetivo investigar a representação do personagem Flicts, por crianças do 3º ano do Ensino Fundamental, na produção e ilustração de textos a partir da mediação de leitura da obra literária Flicts, de Ziraldo. A metodologia de coleta de dados compreendeu a mediação de leitura por andaimagem em atividades de pré-leitura, durante a leitura e pós-leitura, em sala de aula de uma turma do 3º ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública municipal de Belém - PA, Brasil, composta por vinte e uma crianças, de oito a nove anos de idade. Na análise, observou-se que as crianças se posicionaram de maneira respeitosa e solidária ao Flicts, revelando percepção da diversidade das cores e sensibilidade para a inclusão e/ou exclusão do diferente.


Palavras-chave


Mediação de leitura; literatura; inclusão.

Texto completo:

PDF

Referências


AMARILHA, Marly; FREITAS, Alessandra Cardozo de. Os caminhos da poesia na escola: som, imagem, pensamento. In: AMARILHA, M. (org.). Educação e leitura: desafios e criatividade. Campinas: Mercado de Letras, 2016, p. 25-118.

BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. 13.ed. Trad. M. Lahud e Y. Frateschi Vieira. São Paulo: Hucitec, 2009.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva. Brasília: MEC, 2007.

COLOMER, Teresa. A formação do leitor literário: narrativa infantil e juvenil atual. Trad. L. Sandroni. São Paulo: Global, 2003.

COLOMER, Teresa. Andar entre livros: a leitura literária na escola. Trad. L. Sandroni. São Paulo: Global, 2007.

D’AMBROSIO, Oscar. Flicts: a cor em busca de um lugar. Disponível em: https://www.unesp.br/aci/jornal/225/flicts.php. Acesso em: 25 set. 2020.

CRUZ, Felipe Branco. Os 50 anos de Flicts. UOL entretenimento, 28 maio 2019. Disponível em: https://entretenimento.uol.com.br/reportagens-especiais/50-anos-de-flicts-do-ziraldo/. Acesso em: 25 set. 2020.

GRAVES, Michael F.; GRAVES, Bonnie B. The scaffolding reading experience: a flexible framework for helping students get the most out of text. Reading, Cambridge, v. 29, n. 1, p. 29-34, apr. 1995.

VIGOTSKY, Lev Semenovich. A formação social da mente. Trad. J. Cipolla Neto, L. S. M. Barreto e S. C. Afeche. 5.ed. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

VIGOTSKY, Lev Semenovich. Imaginação e criação na infância: ensaio psicológico. Trad. Z. Prestes. São Paulo: Ática, 2009.

ZIRALDO. Flicts. 39. ed. São Paulo: Melhoramentos, 2002.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

Licença Creative Commons