Estratégias de compreensão e interpretação textual: um relato de experiência de leitura de textos de divulgação científica em uma turma do ciclo de alfabetização

Simone Regina Pinto Pereira, Daniela Freitas Brito Montuani

Resumo


Este artigo apresenta o relato de experiência de uma sequência didática realizada em uma turma de 3º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Belo Horizonte/MG. A sequência foi realizada com o objetivo de desenvolver diferentes habilidades e estratégias da leitura, a partir da exploração de um texto de divulgação científica com crianças que estavam no processo de alfabetização. O estudo traz como referências autores como Solé (1998), Kleiman (2014), e Soares (2020). Por meio deste trabalho, foi possível perceber que o planejamento intencional de atividades antes, durante e após leitura e a exploração de diversos gêneros textuais foi fundamental para o interesse, engajamento e consolidação da compreensão leitora dos estudantes.


Palavras-chave


Estratégias de leitura; compreensão e interpretação textual na alfabetização; práticas de letramento.

Texto completo:

PDF

Referências


CAFIERO, D. Letramento e leitura: formando leitores críticos. In: RANGEL, E. O.; ROJO, R. H. R. (coord.). Língua portuguesa: ensino fundamental. Brasília: MEC/SEB, 2010, p. 85-106. (Coleção Explorando o Ensino, 19).

CAFIERO, D. Saliência textual. In: FRADE, I. C. A. S.; COSTA VAL, M. G.; BREGUNCI, M. G. C. (org.). Glossário Ceale: termos de alfabetização, leitura e escrita para educadores. Belo Horizonte: Faculdade de Educação/UFMG, 2014, p. 295-296.

CAFIERO, D; BETHONICO, J; MONTUANI, D. Leitura na alfabetização, vol. 4. Belo Horizonte: Ceale/FaE/UFMG, 2018.

COSCARELLI, C. V. Estratégias de leitura. Letra A, Dicionário de alfabetização, Belo Horizonte, ano 2, n. 8, p. 03, out./nov. 2006. Disponível em: https://www.ceale.fae.ufmg.br/files/uploads/JLA/2006_JLA08.pdf. Acesso em: 09 set. 2023.

INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Pesquisa Alfabetiza Brasil. 2023. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/alfabetiza-brasil/resultados. Acesso em: 10 jun. 2023.

KLEIMAN, A. B. Compreensão leitora. In: FRADE, I. C. A. S.; COSTA VAL, M. G.; BREGUNCI, M. G. C. (org.). Glossário CEALE: termos de alfabetização, leitura e escrita para educadores. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2014, p. 61-62.

LEIBRUDER, A. O discurso de divulgação científica. In: BRANDÃO, H. N. (org.). Gêneros do discurso na escola. São Paulo: Cortez, 2000, p. 229-253.

MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONÍSIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (org.). Gêneros textuais & ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002, p. 19-36.

SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009

SOARES, M. Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e escrever. São Paulo: Contexto, 2020.

SOLÉ, I. Estratégias de leitura. Porto Alegre: Artmed, 1998.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

Licença Creative Commons