Produção escrita na alfabetização: uma proposta para além das palavras

Joselma Silva, Ilsa do Carmo Vieira Goulart

Resumo


Este texto objetiva refletir sobre algumas práticas de produção escrita no contexto de alfabetização, de modo identificar o papel da mediação docente para o avanço na compreensão da função social da escrita. Para isso, optou-se pela apresentação de um relato com base em uma experiência realizada no 1º ano do ensino fundamental, de uma rede de ensino municipal, no início do semestre letivo de 2023. Para reflexão da proposta busca-se subsídios teóricos nos estudos de Ferreiro e Teberosky (1999), Soares (2001; 2020), Brandão e Rosa (2005), Goulart (2000; 2020). Evidencia-se que as práticas de produção escrita podem ser trabalhadas em turmas de alfabetização e que a mediação docente ocupa centralidade na compreensão da função social da escrita, favorecendo contextos de letramentos.



Palavras-chave


Produção escrita; alfabetização; práticas de leitura e escrita.

Texto completo:

PDF

Referências


BRANDÃO, A. C. P.; ROSA, E. C. S. Leitura e produção de textos na alfabetização. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

FERREIRO, E. Com todas as letras. São Paulo: Cortez, 1993.

FERREIRO, E. Reflexões sobre alfabetização, vol. 6. 26. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

FERREIRO, E.; TEBEROSKY, A. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artmed, 1999.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GOULART, C. M. A. A apropriação da linguagem escrita e o trabalho alfabetizador na escola. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 110, p. 157-175, jul./dez. 2000.

GOULART, C. M. A. A organização do trabalho pedagógico: alfabetização e letramento como eixos orientadores. In: BEAUCHAMP, J.; PAGEL, S. D.; NASCIMENTO, A. R. (org.). Ensino fundamental de nove anos: orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007a, p. 85-96.

GOULART, C. M. A. Alfabetização e letramento: os processos e o lugar da literatura. In: PAIVA, A; MARTINS, A.; PAULINO, G.; CORREA, H.; VERSIANI, Z. (org.). Literatura: saberes em movimento. Belo Horizonte: CEALE: Autêntica, 2007b, p. 57-68.

GOULART, C. M. A. A produção de textos escritos na alfabetização: era uma vez sete cabritinhos. Niterói: EDUFF, 2020.

GOULART, C. M. A.; WILSON, V. Aprender a escrita, aprender com a escrita. São Paulo: Summmos, 2013.

GOULART, I. C. V. Para além das palavras: espaços de inclusão da criança na cultura letrada. Revista Brasileira de Alfabetização, v. 1, n. 2, p.48-62, jul./dez. 2015.

GOULART, I. C. V. A relação entre o escritor e a produção escrita no viés da dialogicidade e interatividade. Letras, Santa Maria, v. 26, n. 52, p. 159-176, jan./jun. 2016.

KLEIMAN, Â. Textos e leituras na formação de professores. Campinas: Pontes, 1998.

KLEIMAN, Â. Preciso ensinar o letramento na escola? não basta ensinar a ler e a escrever? Campinas: Mercado de Letras, 2010.

KOCH, I. V.; ELIAS, V. M. Ler e escrever: estratégias de produção textual. São Paulo: Contexto, 2006.

LEAL, T. F.; MELO, K. L. R. Produção de textos: introdução ao tema. In: LEAL, T. F.; BRANDÃO, A. C. P. (org). Produção de textos na escola: reflexões e práticas no ensino fundamental. Belo Horizonte: Autêntica, 2007, p. 11-26.

MARCUSCHI, L. A.; DIONÍSIO, Â. P. Fala e escrita. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

SOARES, M. B. Aprender a escrever, ensinar a escrever. In: ZACCUR, E. (org.). A magia da linguagem. Rio de Janeiro: DP&A: SEPE, 2001, p. 49-74.

SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

SOARES, M. Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever. São Paulo: Contexto, 2020.

SOUZA; L. A. S.; GOULART, I. C. V. Produção de texto a partir de livros de literatura infantil: a criação imaginária em espaços não escolares. Revista Textura, Canoas, RS, v. 23, n. 53, p. 28-54 jan./mar. 2021. Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5807/0 Acesso: 10 ago. 2023.

STREET, B. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Trad. M. Bagno. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

Licença Creative Commons