Produção escrita na alfabetização: uma proposta para além das palavras
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
BRANDÃO, A. C. P.; ROSA, E. C. S. Leitura e produção de textos na alfabetização. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
FERREIRO, E. Com todas as letras. São Paulo: Cortez, 1993.
FERREIRO, E. Reflexões sobre alfabetização, vol. 6. 26. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
FERREIRO, E.; TEBEROSKY, A. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artmed, 1999.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GOULART, C. M. A. A apropriação da linguagem escrita e o trabalho alfabetizador na escola. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 110, p. 157-175, jul./dez. 2000.
GOULART, C. M. A. A organização do trabalho pedagógico: alfabetização e letramento como eixos orientadores. In: BEAUCHAMP, J.; PAGEL, S. D.; NASCIMENTO, A. R. (org.). Ensino fundamental de nove anos: orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007a, p. 85-96.
GOULART, C. M. A. Alfabetização e letramento: os processos e o lugar da literatura. In: PAIVA, A; MARTINS, A.; PAULINO, G.; CORREA, H.; VERSIANI, Z. (org.). Literatura: saberes em movimento. Belo Horizonte: CEALE: Autêntica, 2007b, p. 57-68.
GOULART, C. M. A. A produção de textos escritos na alfabetização: era uma vez sete cabritinhos. Niterói: EDUFF, 2020.
GOULART, C. M. A.; WILSON, V. Aprender a escrita, aprender com a escrita. São Paulo: Summmos, 2013.
GOULART, I. C. V. Para além das palavras: espaços de inclusão da criança na cultura letrada. Revista Brasileira de Alfabetização, v. 1, n. 2, p.48-62, jul./dez. 2015.
GOULART, I. C. V. A relação entre o escritor e a produção escrita no viés da dialogicidade e interatividade. Letras, Santa Maria, v. 26, n. 52, p. 159-176, jan./jun. 2016.
KLEIMAN, Â. Textos e leituras na formação de professores. Campinas: Pontes, 1998.
KLEIMAN, Â. Preciso ensinar o letramento na escola? não basta ensinar a ler e a escrever? Campinas: Mercado de Letras, 2010.
KOCH, I. V.; ELIAS, V. M. Ler e escrever: estratégias de produção textual. São Paulo: Contexto, 2006.
LEAL, T. F.; MELO, K. L. R. Produção de textos: introdução ao tema. In: LEAL, T. F.; BRANDÃO, A. C. P. (org). Produção de textos na escola: reflexões e práticas no ensino fundamental. Belo Horizonte: Autêntica, 2007, p. 11-26.
MARCUSCHI, L. A.; DIONÍSIO, Â. P. Fala e escrita. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
SOARES, M. B. Aprender a escrever, ensinar a escrever. In: ZACCUR, E. (org.). A magia da linguagem. Rio de Janeiro: DP&A: SEPE, 2001, p. 49-74.
SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
SOARES, M. Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever. São Paulo: Contexto, 2020.
SOUZA; L. A. S.; GOULART, I. C. V. Produção de texto a partir de livros de literatura infantil: a criação imaginária em espaços não escolares. Revista Textura, Canoas, RS, v. 23, n. 53, p. 28-54 jan./mar. 2021. Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5807/0 Acesso: 10 ago. 2023.
STREET, B. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Trad. M. Bagno. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Linha Mestra - Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026