Leitura: tecendo diálogos sobre a formação de leitores

Mauriceia Silva de Paula Vieira, Flavia Cristina de Araujo Santos Assis

Resumo


As pesquisas sobre a aprendizagem da leitura, na perspectiva das ciências cognitivas, evidenciam que aprender a ler não é natural. Ao contrário, requer ensino explícito e sistemático. Diante disso, este trabalho busca, em uma dimensão epistemológica, refletir sobre os processos cognitivos inerentes à competência leitora.  As reflexões empreendidas estão pautadas nos estudos de Wolf (2019), Lopes (2021) e Martins (2021), que discorrem sobre aspectos cognitivos envolvidos no processamento da leitura. Em uma perspectiva dialógica, apresenta os estudos de Soares, pautados na dimensão do “alfaletrar”, como um caminho promissor para o ensino da leitura e na certeza de que “toda criança pode aprender a ler e a escrever” (SOARES, 2020, p. 13).


Palavras-chave


Desenvolvimento da leitura; cognição; ensino.

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