Ensino da leitura: práticas de professores em turmas do 3º ano do ensino fundamental

Cynthia Danielli de Araújo Silva, Ana Cláudia Rodrigues Gonçalves Pessoa

Resumo


Este artigo tem como objetivo identificar as estratégias de ensino da leitura adotadas por docentes do 3º ano em sala de aula. Os dados foram analisados à luz da perspectiva qualitativa (BARDIN, 2011). O aporte teórico fundou-se em Solé (1998); Miguel, Pérez e Pardo (2012), dentre outros. Os resultados indicaram que as práticas dos professores pautavam-se numa perspectiva de ensino aproximada das orientações de autores de base sociointeracionista, visto que adotaram estratégias didáticas que buscavam integrar os leitores aos textos, construindo, assim, sentido.

Palavras-chave


Leitura; ensino de leitura; compreensão leitora.

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Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

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