Ensino da leitura: práticas de professores em turmas do 3º ano do ensino fundamental
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Trad. L. A. Reto e A. Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2011.
BRANDÃO, A. C. P; LEAL, T. F.; NASCIMENTO, B. E. S. Conversando sobre textos na alfabetização: o papel da mediação docente. Caderno Cedes, Campinas, v. 33, n.90, p. 215-236, 2013.
BRÄKLING, K. Sobre leitura e a formação de leitores: qual é a chave que se espera? Educarede, 2004. Disponível em: www.escrevendoofuturo.org.br. Acesso em: 15 dez. 2019.
COLOMER, T.; CAMPS, A. Ensinar a ler, ensinar a compreender. Trad. F. MURAD. Porto Alegre: Artmed, 2002.
DAUSTER, T. Jogos de inclusão e exclusão sociais. In: YUNES, T.; OSWALD, M. L. (org.). A experiência da leitura, São Paulo: 2003, p. 91-101.
GIROTTO, C. G. G. S.; SOUZA, R. J. Estratégias de leitura: para ensinar alunos a compreender o que leem. In: MENIN, A. M. C. S. et al (org.). Ler e compreender: estratégias de leitura. Campinas: Mercado das Letras, 2010, p. 45-114.
KLEIMAN, A. B. Abordagens da leitura. Scripta, Belo Horizonte, v. 7, n. 14, p. 13-22, 2004.
KOCH, I. V. Desvendando os segredos do texto. São Paulo: Cortez, 2009.
LIMA, J. M. Práticas docentes na alfabetização e as apreciações valorativas dos estudantes sobre o ensino. 2016. 526f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2016.
MARCUSCHI, L. A. Compreensão de textos: algumas reflexões. In: DIONÍSIO, A. P. (org.). O livro didático de português: múltiplos olhares. Rio de Janeiro: Lucerna, 2001, p. 48-61.
MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008.
MIGUEL, E. S.; PÉREZ, R. G.; PARDO, J. R. Leitura na sala de aula: como ajudar os professores a formar bons leitores. Porto Alegre: Penso, 2012.
RESENDE, L. A. Leitura infanto-juvenil: abordagens teórico práticas. Londrina, Eduel: 2011.
SERRA, J.; OLLER, C. Estratégias de leitura e compreensão do texto no Ensino Fundamental e médio. In: TEBEROSKY, A. et al (org.). Compreensão de leitura: a língua como procedimento. Porto Alegre: Artmed, 2003, p. 35-44.
SILVA, C. D. A. Ensino da leitura e da compreensão leitora: o fazer docente de professores do 3º ano do Ensino Fundamental. 2021. 196f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
SILVA, R. V. M. Tradição gramatical e gramática tradicional: fundamentos da gramática tradicional; leitura crítica das gramáticas escolares; análise da sintaxe do Português. São Paulo: Contexto, 1997.
SOLÉ, I. Estratégias de leitura. Porto Alegre: Artmed, 1998.
VAN DIJK, T. A. Relevance assignement in discourse comprehension. Discourse Process, n. 2, 1983, p. 113-126.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Linha Mestra - Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026