A FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO NA EJA: O GÊNERO NOTÍCIA DE JORNAL COMO INSTRUMENTO DE LETRAMENTO

Maria Cecília Sousa de Moraes

Resumo


A FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO NA EJA: O GÊNERO NOTÍCIA DE JORNAL COMO INSTRUMENTO DE LETRAMENTO

Texto completo:

PDF

Referências


ABREU, João Batista de. As manobras da informação. Rio de Janeiro: EdUFF, 2000.

BAKHTIN, M. Marxismo e Filosofia da Linguagem. 13. ed. São Paulo: Editora HUCITEC, 2009.

______. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Tradução de Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2011.

BELMIRO, Celia A. A leitura na educação de jovens e adultos In: EVANGELISTA, Aracy et al. (Org.). A escolarização da leitura literária: o jogo do livro infantil e juvenil. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

BONINI, Adair. Os gêneros do jornal: questões de pesquisa e ensino. In: KARWOSKI, Acir; GAYDECZKA, Beatriz; BRITO, Karim (Org.). Gêneros textuais: reflexões e ensino. 4. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2011.

BRASIL. Congresso Nacional. Lei Federal n. 9.394. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 20 de dezembro de 1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, Brasília: INEP, 1999.

BRASIL. Resolução CNE/CEB n. 1/2000. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação e Jovens e Adultos. Brasília: MEC, maio 2000.

BRASIL. Parecer CNE/CEB n.. 11/2000. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação e Jovens e Adultos. Brasília: MEC, maio 2000.

BRASIL/MEC, SEMTEC. PROEJA. Documento base. 2007.

BRITTO, Luiz Percival. Contra o consenso: cultura escrita, educação e participação. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2003.

______. Leitura e política. In: EVANGELISTA, Aracy et al. (Org.). A escolarização da leitura literária: o jogo do livro infantil e juvenil. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

______. Inquietudes e desacordos: a leitura além do óbvio. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2012.

CHARON, Joel. Sociologia. 5. ed. São Paulo: Saraiva, 2001.

DEBORD, Guy. A Sociedade do Espetáculo. E-book digitalizado por Coletivo Periferia e eBooks Brasil, 2003.

DI PIERRO, Maria Clara; JOIA, Orlando; RIBEIRO, Vera Masagão. Visões da Educação de Jovens e Adultos no Brasil. Cadernos Cedes, ano XXI, n. 55, 2001, p. 58-77.

DI PIERRO, Maria Clara. A Educação de Jovens e Adultos no Plano Nacional de Educação: Avaliação, Desafios e Perspectivas. Educação e Sociedade, Campinas, v. 31, n. 112, p. 939-959, jul.-set. 2010.

FARIA, Maria Alice. Como usar o jornal na sala de aula. 10. ed. São Paulo: Contexto, 2008.

FIORIN, José Luiz. Linguagem e ideologia. 8. ed. São Paulo: Ática, 2007.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.

______. A Importância do Ato de Ler: em três artigos que se completam. 22. ed. São Paulo: Cortez, 1988.

______. Conscientização: Teoria e prática da libertação. São Paulo: Cortez & Moraes. 1979.

GERALDI, João W. (Org.). O texto na sala de aula. 5. ed. São Paulo: Ática, 2011.

HADDAD, Sérgio; DI PIERRO, Maria Clara. Escolarização de jovens e adultos. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 14, maio/ago., 2000.

GOLDENBERG, Mirian. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em ciências sociais. Rio de Janeiro: Record, 1998.

LAGE, Nilson. Linguagem jornalística. 3. ed. São Paulo: Editora Ática, 1990.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONISIO, Angela; MACHADO, Anna; BEZERRA, Mª Auxiliadora (Org.). Gêneros textuais & Ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2010, p. 19-38).

MOLLICA, Maria Cecilia; LEAL, Marisa. Letramento em EJA. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

RAMOS, Graciliano. Vidas Secas. São Paulo: Editora Record, 1982.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012.

ZANCHETTA, Juvenal Júnior. Imprensa escrita e telejornal. São Paulo: UNESP, 2004.




DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2014n25p124-135

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Linha Mestra Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026

Licença Creative Commons