O ENSINO DOS GÊNEROS JORNALÍSTICOS EM LIVROS DIDÁTICOS NA TRANSIÇÃO DO 5° PARA O 6° ANO NO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA REDE MUNICIPAL: CONTINUIDADE OU RUPTURAS NO PROCESSO DE LETRAMENTO?
Resumo
Texto completo:
PDFReferências
BAKHTIN, M. M.; VOLOCHINOV V. N. Marxismo e filosofia da linguagem. 13. ed. São Paulo: Editora Hucitec, 2009.
BEZERRA, M. A. Textos: Seleção Variada e Atual. In: DIONÍSO, Angela Paiva; BEZERRA, Maria Auxiliadora (Org.). O livro didático de Português: múltiplos olhares. 2. ed. cap. 2. p. 35-47. Rio de Janeiro: Lucerna, 2003.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental/Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais – Língua Portuguesa – 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental, v. 2 Brasília/DF.SEF/MEC, 1997.
BRONCKART, J. P. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sociodiscursivo. São Paulo: EDUC, 1999.
______. Atividade de linguagem, discurso e desenvolvimento humano. Campinas: Mercado de Letras, 2006.
______. O agir nos discursos: das concepções teóricas às concepções dos trabalhadores. Campinas: Mercado de Letras, 2008.
COSTA, Cibele L.; MARCHETTI, Greta; SOARES, Jairo J. B. Para viver juntos: Português – Ensino Fundamental – 6º ano. 1. ed. ver. São Paulo: Edições SM, 2009.
KLEIMAN, A. Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola. In: KLEIMAN, A. (Org.). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. (p. 15-61) Campinas: Mercado das Letras, 1995.
LAJOLO, M.; ZILBERMAN, R. A formação da leitura no Brasil. São Paulo: Ática.
MARCUSCHI. L. A. Compreensão de texto: algumas reflexões. In: DIONÍSO, Angela Paiva; BEZERRA, Maria Auxiliadora (Org.). O livro didático de Português: múltiplos olhares. 2. ed. p. 48-61. Rio de Janeiro: Lucerna, 2003.
ROJO, Roxane. O perfil do livro didático de língua portuguesa para o ensino fundamental (5ª a 8ª séries). In: ROJO, R.; BATISTA, A. A. G. Livro Didático de Língua Portuguesa, Letramento e Cultura Escrita. p. 69-99. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2003.
SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004.
STREET, Brian. Perspectivas interculturais sobre o letramento. Revista de Filologiae Linguística Portuguesa da Universidade de São Paulo, n. 8. p. 465-488, 2007.
______. Os Novos Estudos sobre o Letramento: histórico e perspectivas. In: MARINHO, M; CARVALHO, G. T. (Org.). Cultura escrita e letramento. p. 33-53. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.
VAZ, Débora; MORAES, E. N.; VELIAGO, R. Português: escrita, leitura e oralidade. (5º ano). 1. ed. São Paulo: Moderna, 2011.
VIGOTSKI, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2014n25p98-107
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Linha Mestra - Associação de Leitura do Brasil (ALB)
e-ISSN: 1980-9026
DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026